Cotidiano, merchandising e interações da TV com as mídias sociais: um estudo de caso da personagem Vivi Guedes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Renata de Rezende-
Autor(es): dc.contributorSilva, Denise Tavares de-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Verônica Eloi de-
Autor(es): dc.creatorJayme, Allan da Conceição-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:47:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:47:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25949-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757449-
Descrição: dc.descriptionVivemos em um mundo conectado. Com o passar dos anos, as barreiras entre o mundo online e o mundo físico estão mais híbridas. Os indivíduos, cada vez mais, tendem a interagir no mundo digital por múltiplas telas. O pensamento de Oscar Wilde (1909) que diz que “a vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida” é um exemplo que debates sobre o entrelaçamento entre ficção e realidade não são atuais. A pesquisa se propõe a analisar a inserção de personagens da ficção como personalidades no mundo físico, no processo de transmidiação nas tramas da teledramaturgia brasileira e como este processo vem sendo refinado pelas empresas. Através de pesquisa combinada, entre percurso bibliográfico, enquete realizada através de questionário compartilhado nas redes sociais e análise de conteúdo, objetivamos compreender o modelo de integração entre as mídias sociais e a teledramaturgia brasileira, a partir do estudo de caso da personagem “Vivi Guedes”, da novela das 21 horas da TV Globo “A dona do pedaço (2019), contextualizando e conceituando a ideia de personagem (persona) e suas características em análise dividida em dois momentos: novela (televisão) e Instagram (rede social). O objetivo foi compreender os efeitos transmidiáticos que ocorreram durante a exibição da novela e nos intervalos do folhetim, atrelados às redes sociais digitais, com a intenção de projetar o perfil interativo deste produto televisivo para compreender e qualificar de que forma as interações do público, através das redes sociais, são captadas e utilizadas nas telenovelas.-
Descrição: dc.descriptionWe live in a connected world. The barriers between the online world and the physical world are increasingly hybrid. Individuals increasingly tend to interact in the digital world across multiple screens. The thought of Oscar Wilde (1909) who says that “life imitates art much more than art imitates life” is the demonstration that debates about the intertwining between fiction and reality are not current. The research proposes to analyze the insertion of fictional characters as personalities in the physical world, in the process of transmedia in the plots of Brazilian television drama and how this process has been refined by companies. Through combined research, between bibliographic path, poll conducted through a questionnaire shared on social networks and content analysis, we aim to understand the model of integration between social media and Brazilian television drama from the case study of the character “Vivi Guedes”, from the soap opera of 21 hours on TV Globo “The owner of the piece (2019), contextualizing and conceptualizing the idea of character (persona) and its characteristics under analysis, divided into two moments: soap opera (television) and Instagram (social network). The objective is to understand the transmedia effects that occurred during the exhibition of the soap opera and also in the intervals of the booklet linked to digital social networks, with the intention of projecting the interactive profile of this television product to understand and qualify how the interactions of the public, through from social networks, are captured and used in soap operas as we will detail below.-
Descrição: dc.description121 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectTelevisão-
Palavras-chave: dc.subjectAplicativos de redes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectTransmídia-
Palavras-chave: dc.subjectInteratividade-
Palavras-chave: dc.subjectPersonagem Vivi Guedes-
Palavras-chave: dc.subjectTelevisão-
Palavras-chave: dc.subjectMídia social-
Palavras-chave: dc.subjectTelenovela-
Palavras-chave: dc.subjectIntegração-
Palavras-chave: dc.subjectEveryday life-
Palavras-chave: dc.subjectTelevision-
Palavras-chave: dc.subjectSocial networking applications-
Palavras-chave: dc.subjectTransmedia-
Palavras-chave: dc.subjectVivi Guedes-
Título: dc.titleCotidiano, merchandising e interações da TV com as mídias sociais: um estudo de caso da personagem Vivi Guedes-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.