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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Bernadá, Gabriel Mario Guerra | - |
Autor(es): dc.contributor | Domingues, Stella Maris Pires | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Fabio da Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Cunha, Ana Carolina dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Yusim, Letícia Araujo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:47:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:47:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26046 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757447 | - |
Descrição: dc.description | A melhora na qualidade dos produtos juntamente com o aumento do desempenho e diminuição dos custos de projeto são temas constantes na indústria automotiva e, consequentemente, no contexto da competição de Fórmula SAE. Diante disso, métodos computacionais são essenciais para verificar a integridade do projeto de uma maneira confiável e rápida. Este trabalho cria um modelo de análise estrutural e termodinâmico acoplados via métodos dos elementos finitos, auxiliado pela ferramenta Ansys Workbench com a finalidade de auxiliar na tomada de decisões durante o processo de dimensionamento do sistema de freios de um veículo de Fórmula SAE. Resultados relevantes foram obtidos em relação ao material disponível hoje na equipe e que podem auxiliar na melhora do desempenho e evolução do sistema de freios em futuros projetos. | - |
Descrição: dc.description | The improvement in the quality of the products together with the increase of the performance and reduction of the project costs are constant themes in the automotive industry and, consequently, in the context of the Formula SAE competition. Therefore, computational methods are essential to verify the integrity of the project in a reliable and fast way. Th is paper creates a structural and thermodynamic analysis model coupled via finite element methods, aided by the Ansys Workbench tool in order to assist in decision making during the process of designing the brake system of a formula SAE vehicle. Relevant results we re obtained in relation to the material available today in the team and that can help improve the performance and evolution of the brake system in future projects | - |
Descrição: dc.description | 67 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disco de freio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fórmula SAE | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementos Finitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método dos elementos finitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia mecânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Freio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria automobilística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brake disc | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formula SAE | - |
Palavras-chave: dc.subject | Finite Elements | - |
Título: dc.title | Modelagem estrutural dos discos de freio de um veículo de fórmula SAE | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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