A estática dos fluidos no ensino médio: contribuições para sua inserção no currículo das escolas públicas da rede estadual do RJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lúcia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorCosta, Marcus Vinicius Tovar-
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Henrique Targino de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:47:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:47:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9498-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757446-
Descrição: dc.descriptionApresentamos uma proposta de ensino voltada para o conteúdo de estática dos fluidos, visando a sua inclusão no currículo das escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro. Tendo em vista a necessidade de um ensino que minimize as desigualdades entre a escola pública e a privada, fez-se necessário investigar a frequência com que esse conteúdo se faz presente no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e nos exames de qualificação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bem como a sua relevância para compreensão e atuação consciente dos alunos frente a situações cotidianas. Porém, a inserção de um conteúdo no currículo escolar não é garantia de aprendizado com qualidade, sendo assim, traçamos como objetivos demonstrar a relevância da estática dos fluidos na formação dos alunos do ensino médio (EM) e apresentar subsídios para a abordagem desse conteúdo que levem em conta a sua contribuição tanto para a continuidade dos estudos dos alunos quanto para uma melhor atuação social. Vislumbrar práticas educativas que possam emergir da realidade vivenciada pelos alunos é fazer com que o aprendizado ocorra com significado para o aluno, respeitando os seus conhecimentos prévios, incluindo as suas opiniões e fazendo com que o indivíduo tenha participação ativa e não seja apenas um depósito de informações sem conexão com a sua vivência. Isto nos remeteu aos pressupostos defendidos por Paulo Freire, que formaram a base teórica desta dissertação. A metodologia iniciou-se com uma revisão bibliográfica sobre o ensino de física no Brasil, seguida por um aprofundamento teórico na proposição educacional de Paulo Freire e sua presença em investigações e/ou iniciativas no ensino de ciências/física. Análises quantitativa e qualitativa dos enunciados das questões dos ENEMs (2010 – 2017) e das questões dos exames de qualificação da UERJ (2011 – 2018) juntamente com a análise de estudos e resultados de pesquisas demonstraram a pertinência da inserção e/ou abordagem da estática dos fluidos na física escolar do EM. O autor desta dissertação assumiu a dupla função de pesquisador e de professor, tanto no que se refere à proposição de uma sequência de ensino balizada pelos pressupostos freireanos quanto na implementação e análise dos resultados junto a alunos de 2 turmas do 2º ano do ensino médio da escola pública da rede estadual de ensino do RJ, CIEP 306 Deputado David Quinderê, localizada no município de São Gonçalo. Os resultados alcançados ratificam nossa perspectiva inicial de que o estudo da estática dos fluídos é relevante, tanto para auxiliar o estudante no desenvolvimento de competências para os exames de seleção ao ensino superior quanto para uma atuação social consciente frente a situações cotidianas. Esclarecemos que os resultados advindos da prática educativa com os estudantes foram utilizados como subsídios para a melhoria da sequência didática, cuja versão final se traduz como produto educacional desta dissertação-
Descrição: dc.descriptionWe present a teaching proposal focused on the static content of fluids, whose main goal is to be included in the curriculum of public state schools in Rio de Janeiro. Due to the need for education that minimizes the inequalities between public and private schools, it was necessary to investigate the frequency with which this content is present in the National High School Examination (ENEM) and in the university qualification exams of the State of Rio de Janeiro University (UERJ), as well as their relevance for the students' understanding and conscious action in relation to everyday situations. However, the insertion of content in the school curriculum is not a guarantee of quality learning. Therefore, we set out the objectives to show the relevance of the static of fluids in the learning of high school students (HS) and take into consideration their contribution both to the continuity of students' studies and to a better social participation. The fact of envisaging educational practices that may emerge from the reality experienced by students is making the learning meaningful for the students, respecting their previous knowledge, including their opinions and making the individual to have an active participation and not only a deposit of information that is not connected to their life experience. This brought us to the assumptions defended by Paulo Freire, which formed the theoretical basis of this dissertation. The methodology started off with a bibliographical review on the teaching of physics in Brazil, followed by a deepening in the theoretical educational proposal of Paulo Freire and its presence in investigations and / or initiatives in the teaching of sciences / physics. Quantitative and qualitative analysis of ENEMs (2010 - 2017) and UERJ qualification exam questions (2011 - 2018) together with the analysis of studies and research results have demonstrated the pertinence of the insertion and / or approach of the static of fluids for HS physics. The author of this dissertation assumed the dual role of researcher and teacher, both in relation to the proposition of a sequence of education based on the Freirean presuppositions and in the implementation and analysis of the results with students from 2 classes of the 2nd year of high school in a public school of the state education of RJ, CIEP 306 Deputado David Quinderê, located in the county of São Gonçalo. The obtained results confirmed our initial perspective that the study of fluid statics is relevant, not only to assist the student in the development of competences for selector exams to higher education but also for a conscious social action faced to everyday situations. We clarify that the results of the educational practice with the students were used as subsidies for the improvement of the didactic sequence and its final version ends up as educational product of this dissertation-
Descrição: dc.description162 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEstática dos fluidos-
Palavras-chave: dc.subjectPaulo Freire-
Palavras-chave: dc.subjectENEM-
Palavras-chave: dc.subjectUERJ-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo integrado-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectHidrostática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade do Estado do Rio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectStatics of fluids-
Palavras-chave: dc.subjectPaulo Freire-
Palavras-chave: dc.subjectENEM-
Palavras-chave: dc.subjectUERJ-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic sequence-
Título: dc.titleA estática dos fluidos no ensino médio: contribuições para sua inserção no currículo das escolas públicas da rede estadual do RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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