Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alonso, Fabio Roberto Bárbolo | - |
Autor(es): dc.contributor | Faria, Ivando Silva de | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, João Alberto Neves dos | - |
Autor(es): dc.creator | Flor, Matheus Cristian Bastos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:47:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:47:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32840 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757444 | - |
Descrição: dc.description | Esta monografia teve como objetivo analisar a percepção dos trabalhadores quanto à participação nas decisões das organizações, identificando suas implicações em aspectos como: motivação, satisfação e produtividade dos funcionários. O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, classificando-se quanto aos fins como uma pesquisa descritiva e explicativa. Como instrumento de pesquisa, foi elaborado um questionário de 23 questões, que foi aplicado aos trabalhadores de forma online, através de divulgação na internet. Participaram da pesquisa 79 (setenta e nove) trabalhadores no período de 04/05/22 a 07/09/2022. Os dados finais foram analisados de forma independente e conjunta a fim de trazer maiores esclarecimentos e estabelecer relações entre os resultados e métodos utilizados pela gestão das empresas. A partir dos resultados foi observado que 49% dos trabalhadores participam apenas nas decisões e processos do setor que atuam, 78% gostariam de ter maior participação e 100% consideram a participação ativa dos funcionários como algo importante para o desenvolvimento das organizações. A análise final dos resultados do questionário apontou para o desejo dos trabalhadores em participar, e a satisfação deles quando desempenham funções com maior poder de decisão, destacando a importância da comunicação e da liberdade dada aos colaboradores. | - |
Descrição: dc.description | 54 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão participativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tomada de decisão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funcionário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão de empresa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação integrada | - |
Título: dc.title | A percepção dos trabalhadores quanto à participação nas decisões das organizações | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: