Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares, Flávia dos Santos-
Autor(es): dc.contributorDassie, Bruno Alves-
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Marcelo da Silva-
Autor(es): dc.creatorCasal, João Roberto Bêta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:47:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:47:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13827-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757431-
Descrição: dc.descriptionA mobilização do raciocínio lógico permeia diversas atividades do nosso dia a dia, entre elas, a leitura, as tomadas de decisões, as escolhas, entre outros. A partir da estruturação das formas corretas de argumentação, feita por Aristóteles, a lógica passou por diferentes processos ao decorrer dos anos, se tornando parte importante da matemática. Pela sua importância na Matemática e pelo seu caráter interdisciplinar, a Lógica pode ser utilizada para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de Matemática, não somente em relação ao simbolismo ou a fundamentação do campo, mas também na estruturação do pensamento. O intuito dessa monografia é trazer uma reflexão sobre o papel da Lógica na educação discutindo sobre seus aspectos e as possibilidades de trabalhar a Lógica no ensino de Matemática. Ao pensar em uma aprendizagem da Matemática de forma mais crítica e transformadora, o estudo da Lógica pode se fazer presente ao inserirmos conceitos de Lógica aos conteúdos matemáticos fixados no currículo da escola básica e utilizando-a como ferramenta para o ensino de outros conteúdos, fazendo correlações entre o cotidiano e a Matemática-
Descrição: dc.descriptionThe use of logical reasoning permeates various activities of our day to day, among them, reading, making decisions, choices, among others. From the structuring of the correct forms of argumentation, made by Aristotle, logic went through different processes over the years, becoming an important part of mathematics. Because of its importance in Mathematics and its interdisciplinary nature, logic can be used to aid the teaching-learning process of mathematics, not only in relation to the symbolism or the grounding of the field, but also in the structuring of thought. The purpose of this monograph is to reflect on the role of logic in education by discussing its aspects and the possibilities of working logic in mathematics teaching. When thinking about a more critical and transformative learning of Mathematics, the study of logic can be made present when we introduce concepts of logic to the mathematical contents fixed in the curriculum of the basic school and using it as a tool for the teaching of other contents, making correlation between daily life and mathematics-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de lógica-
Palavras-chave: dc.subjectLógica no cotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectEducação crítica-
Palavras-chave: dc.subjectLógica-
Palavras-chave: dc.subjectLógica matemática-
Palavras-chave: dc.subjectLogic teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLogic in everyday life-
Palavras-chave: dc.subjectCitical education-
Título: dc.titleLógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.