Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Adriana Facina Gurgel do | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Ronaldo Rosa | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Pâmela Peregrino da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:47:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:47:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16285 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757430 | - |
Descrição: dc.description | É possível produzir uma arte contra-hegemônica, comprometida com uma mudança profunda da sociedade brasileira em um contexto de adaptação (à) e valorização da lógica de mercado como o que vivemos? Buscando refletir sobre esta questão, analiso a relação/tensão entre arte e capital manifesta no desenvolvimento histórico de grupos teatrais que buscam transformações profundas, quando não revolucionárias, da realidade. Para tanto, analiso as formas que dois grupos de teatro paulistas procuraram, encontraram e/ou desenvolveram para suprir as necessidades financeiras de sua reprodução, problematizando a mercantilização da arte. Os grupos selecionados para o estudo foram o Teatro Popular União e Olho Vivo (TUOV) – fundado em 1966 – e a Companhia do Latão – formada em 1997. A referência para esta pesquisa é o materialismo cultural, desenvolvido por Raymond Williams, bem como conceitos como hegemonia (Gramsci), mercadoria (Marx) e as reflexões de Brecht e Benjamin sobre a produção artística dentro do capitalismo que busca superá-lo | - |
Descrição: dc.description | 120 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro Contra-Hegemônico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Companhia do Latão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro Popular União e Olho Vivo (TUOV) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Manutenção material | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte - aspecto político | - |
Título: dc.title | A relação/tensão entre arte e capital no Brasil: a atuação de grupos teatrais contra-hegemônicos (1990-2010) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: