Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Dassie, Bruno Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Letícia Maria Ferreira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:47:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:47:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/335 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757423 | - |
Descrição: dc.description | 14p. | - |
Descrição: dc.description | Propõe-se nesta comunicação a apresentação dos resultados da pesquisa intitulada As primeiras experiências com o movimento da Matemática Moderna no Colégio São Bento. A pesquisa tem por finalidade analisar as primeiras experiências em sala de aula do Movimento da Matemática Moderna ocorridas no Colégio São Bento, no Rio de Janeiro. A partir de 1968, o referido colégio adotou para a disciplina Matemática os métodos desenvolvidos pelo matemático George Papy, obtendo resultados positivos, apesar de o Movimento da Matemática Moderna seja lembrado como uma reforma que não obteve êxito. Neste trabalho são consideradas as seguintes questões norteadoras: Que conteúdos e tópicos de Matemática figuravam na década de 1970 no Colégio São Bento?; Como os conteúdos eram abordados e quais as relações com a metodologia de ensino adotada baseada na proposta de George Papy?; Quais as articulações destas práticas com a coleção de livros didáticos de autoria de George Papy, publicada na década de 1960?. Esta análise foi realizada, principalmente, por meio de cadernos escolares. Trata-se em particular de cadernos de um ex-aluno do Colégio São Bento. Tais cadernos são datados entre os anos de 1971 e 1976 e correspondem aos cursos ginasial e científico. Além disso, alguns deles são apontamentos das aulas do próprio D. Irineu, um dos professores do colégio e o principal responsável pelas mudanças que foram introduzidas neste período. Dessa forma, como considerado por Antonio Viñao Frago e Silvina Gvirtz, o conjunto dos cadernos localizados são fontes privilegiadas que potencializam análises da realidade material da instituição e de suas práticas, bem como articulações com outras fontes, como por exemplo, os livros didáticos e ou apostilas associadas às mudanças de método. A análise dos cadernos indica a utilização das metodologias propostas pelo matemático belga George Papy para a matemática escolar, adotados no referido colégio e adaptados no Brasil, principalmente quando comparados com os três primeiros volumes da coleção de livros didáticos escrito por ele. Cabe ainda destacar que a partir da análise dos cadernos foi possível compreender a confecção e o uso de algumas apostilas elaboradas por D. Irineu, de listas de atividades e de provas realizadas. Assim, essas produções escolares são relevantes como fontes para a historiografia da Educação Matemática no Brasil, pois refletem as propostas e adaptações do Movimento da Matemática Moderna, especialmente considerando a perspectiva adotada por Papy. Neste caso, a incorporação das propostas para o ensino da Matemática implantadas no Colégio São Bento, na cidade do Rio de Janeiro. Esta pesquisa amplia o debate sobre o este movimento, especialmente no Estado do Rio de Janeiro, pois além de o ocorrido no Colégio São Bento ter sido uma experiência ímpar e bem sucedida, atualmente as pesquisas realizadas sobre este momento focalizam o Estado de São Paulo. Apresentamos também como consequência de trabalho a catalogação das fontes e a produção de um inventário sumário, com uma pequena descrição dada a partir da seleção dos conteúdos de cada um dos cadernos, fragmentos de atividades, apostilas e provas. | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Anais do III Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática moderna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colégio de São Bento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro, RJ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Título: dc.title | As primeiras experiências com o Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Anais de Evento | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: