As primeiras experiências com o Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDassie, Bruno Alves-
Autor(es): dc.creatorCosta, Letícia Maria Ferreira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:47:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:47:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/335-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757423-
Descrição: dc.description14p.-
Descrição: dc.descriptionPropõe-se nesta comunicação a apresentação dos resultados da pesquisa intitulada As primeiras experiências com o movimento da Matemática Moderna no Colégio São Bento. A pesquisa tem por finalidade analisar as primeiras experiências em sala de aula do Movimento da Matemática Moderna ocorridas no Colégio São Bento, no Rio de Janeiro. A partir de 1968, o referido colégio adotou para a disciplina Matemática os métodos desenvolvidos pelo matemático George Papy, obtendo resultados positivos, apesar de o Movimento da Matemática Moderna seja lembrado como uma reforma que não obteve êxito. Neste trabalho são consideradas as seguintes questões norteadoras: Que conteúdos e tópicos de Matemática figuravam na década de 1970 no Colégio São Bento?; Como os conteúdos eram abordados e quais as relações com a metodologia de ensino adotada baseada na proposta de George Papy?; Quais as articulações destas práticas com a coleção de livros didáticos de autoria de George Papy, publicada na década de 1960?. Esta análise foi realizada, principalmente, por meio de cadernos escolares. Trata-se em particular de cadernos de um ex-aluno do Colégio São Bento. Tais cadernos são datados entre os anos de 1971 e 1976 e correspondem aos cursos ginasial e científico. Além disso, alguns deles são apontamentos das aulas do próprio D. Irineu, um dos professores do colégio e o principal responsável pelas mudanças que foram introduzidas neste período. Dessa forma, como considerado por Antonio Viñao Frago e Silvina Gvirtz, o conjunto dos cadernos localizados são fontes privilegiadas que potencializam análises da realidade material da instituição e de suas práticas, bem como articulações com outras fontes, como por exemplo, os livros didáticos e ou apostilas associadas às mudanças de método. A análise dos cadernos indica a utilização das metodologias propostas pelo matemático belga George Papy para a matemática escolar, adotados no referido colégio e adaptados no Brasil, principalmente quando comparados com os três primeiros volumes da coleção de livros didáticos escrito por ele. Cabe ainda destacar que a partir da análise dos cadernos foi possível compreender a confecção e o uso de algumas apostilas elaboradas por D. Irineu, de listas de atividades e de provas realizadas. Assim, essas produções escolares são relevantes como fontes para a historiografia da Educação Matemática no Brasil, pois refletem as propostas e adaptações do Movimento da Matemática Moderna, especialmente considerando a perspectiva adotada por Papy. Neste caso, a incorporação das propostas para o ensino da Matemática implantadas no Colégio São Bento, na cidade do Rio de Janeiro. Esta pesquisa amplia o debate sobre o este movimento, especialmente no Estado do Rio de Janeiro, pois além de o ocorrido no Colégio São Bento ter sido uma experiência ímpar e bem sucedida, atualmente as pesquisas realizadas sobre este momento focalizam o Estado de São Paulo. Apresentamos também como consequência de trabalho a catalogação das fontes e a produção de um inventário sumário, com uma pequena descrição dada a partir da seleção dos conteúdos de cada um dos cadernos, fragmentos de atividades, apostilas e provas.-
Descrição: dc.descriptionSim-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationAnais do III Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática moderna-
Palavras-chave: dc.subjectColégio de São Bento-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro, RJ-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Título: dc.titleAs primeiras experiências com o Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento-
Tipo de arquivo: dc.typeAnais de Evento-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.