Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Elisabete Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Cabral, Rosimere Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Andrea Ferreira Gonçalves do | - |
Autor(es): dc.creator | Anunciação, Thais Laudelino D. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:47:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:47:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24489 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757414 | - |
Descrição: dc.description | A partir do documento Manifesto da biblioteca escolar, o presente trabalho discute a importância desta instituição, a biblioteca escolar, na vida de todo cidadão. Destaca suas ações no campo da leitura e do letramento informacional. Mostra que a sua atuação abrange tanto a dimensão educativa como a cultural. Na educativa, suas atribuições estão ligadas às ações voltadas para a aprendizagem dos estudantes, incluindo a pesquisa, através das consultas e utilização dos materiais disponíveis no acervo; na cultural, está voltada em oferecer à comunidade escolar diferentes alternativas de leitura, ampliando seus conhecimentos e a percepção do mundo. Ressalta a importância de se lutar para que a universalização da biblioteca escolar, conforme preconiza a Lei 12.244/10, venha a se tornar uma realidade, deixando para trás o cenário lastimável de miséria e desprezo no qual ainda se encontra. Conclui defendendo a necessidade de conjuntamente bibliotecários, profissionais da educação, órgãos governamentais e a sociedade civil em geral lutarem para fazer cumprir o direito de se ter bibliotecas no sistema de ensino brasileiro. | - |
Descrição: dc.description | From the document Manifesto of the school library, the present work discusses the importance of this institution, the school library, in the life of every citizen. It highlights its actions in the field of reading and information literacy. He shows that his work covers both the educational and the cultural dimensions. In education, its attributions are linked to actions aimed at students' learning, including research, through consultation and use of the materials available in the collection; in the cultural sphere, is focused on offering the school community different reading alternatives, broadening its knowledge and the perception of the world. It emphasizes the importance of fighting for the universalisation of the school library, according to Law 12.244 / 10, to become a reality, leaving behind the pitiful scenario of misery and contempt in which it is still found. It concludes by advocating the need for librarians, education professionals, government agencies and civil society in general to struggle to enforce the right to have libraries in Brazil | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Legislação brasileira (Lei 12.244/10) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento informacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | School library | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information | - |
Palavras-chave: dc.subject | Citizenship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian law (Law 12.244/10) | - |
Título: dc.title | Biblioteca escolar: uma perspectiva para o Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: