Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mello, Adriana Russi Tavares de | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Rôssi | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Gilmar | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Arthur Oliveira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:47:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:47:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30200 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757394 | - |
Descrição: dc.description | Este memorial apresenta resultados da minha proposta projetual realizada com crianças com Transtorno do Espectro Autista na Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), Polo Tamoios no município de Cabo Frio/ RJ, onde, através de oficinas de Arte-Educação, apresento estratégias de ações educativas alternativas com uso de linguagens artísticas, visando à inclusão dessas crianças na sociedade. Para tanto, caracterizo o campo de atuação para o melhor entendimento do público-alvo. Aqui relato e discuto as técnicas de intervenção, apresentando os resultados por meio de registros fotográficos, descrição e análise do processo de desenvolvimento. Além disso, destaco o papel do produtor cultural, como profissional que pode contribuir para o campo em estudo, elencando sua ação em processos educacionais inclusivos. Para tanto, passamos pela fundamentação de temas e conceitos recorrentes para o estudo, como: autismo, arte-educação, inclusão, oficinas artísticas e culturais | - |
Descrição: dc.description | This memorial presents the results of my projectual proposal conducted with children with Autism Spectrum Disorder at the Association of Exceptional Parents and Friends (APAE)- Polo Tamoios, in the municipality of Cabo Frio/RJ, where, through workshops about Art-Education, I present a strategy with alternatives educational approaches using artistic languages, aiming at the inclusion of these children in society. For this purpose, I characterize the field of action for a better understanding of our target audience. Here I report the intervention techniques, presenting the results through photographic registers and analysis of the development processes. In addition, I highlight the role of the cultural producer as a professional who can contribute to the field under study, listing his action in inclusive educational processes. For this purpose, we go through the theoretical ground of recurring themes and concepts for this study, such as: autism, art education, inclusion, artistic and cultural workshops | - |
Descrição: dc.description | 66 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte-educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art-education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Título: dc.title | A Arte-Educação na inclusão de criança com transtorno do espectro autista (TEA) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: