A Arte-Educação na inclusão de criança com transtorno do espectro autista (TEA)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMello, Adriana Russi Tavares de-
Autor(es): dc.contributorAlves, Rôssi-
Autor(es): dc.contributorRocha, Gilmar-
Autor(es): dc.creatorSilva, Arthur Oliveira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:47:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:47:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30200-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757394-
Descrição: dc.descriptionEste memorial apresenta resultados da minha proposta projetual realizada com crianças com Transtorno do Espectro Autista na Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), Polo Tamoios no município de Cabo Frio/ RJ, onde, através de oficinas de Arte-Educação, apresento estratégias de ações educativas alternativas com uso de linguagens artísticas, visando à inclusão dessas crianças na sociedade. Para tanto, caracterizo o campo de atuação para o melhor entendimento do público-alvo. Aqui relato e discuto as técnicas de intervenção, apresentando os resultados por meio de registros fotográficos, descrição e análise do processo de desenvolvimento. Além disso, destaco o papel do produtor cultural, como profissional que pode contribuir para o campo em estudo, elencando sua ação em processos educacionais inclusivos. Para tanto, passamos pela fundamentação de temas e conceitos recorrentes para o estudo, como: autismo, arte-educação, inclusão, oficinas artísticas e culturais-
Descrição: dc.descriptionThis memorial presents the results of my projectual proposal conducted with children with Autism Spectrum Disorder at the Association of Exceptional Parents and Friends (APAE)- Polo Tamoios, in the municipality of Cabo Frio/RJ, where, through workshops about Art-Education, I present a strategy with alternatives educational approaches using artistic languages, aiming at the inclusion of these children in society. For this purpose, I characterize the field of action for a better understanding of our target audience. Here I report the intervention techniques, presenting the results through photographic registers and analysis of the development processes. In addition, I highlight the role of the cultural producer as a professional who can contribute to the field under study, listing his action in inclusive educational processes. For this purpose, we go through the theoretical ground of recurring themes and concepts for this study, such as: autism, art education, inclusion, artistic and cultural workshops-
Descrição: dc.description66 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectArte-educação-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectProdução cultural-
Palavras-chave: dc.subjectArt-education-
Palavras-chave: dc.subjectAutism-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Título: dc.titleA Arte-Educação na inclusão de criança com transtorno do espectro autista (TEA)-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.