Avaliação de mercados internacionais com o uso de método multicritério de tomada de decisão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRangel, Luis Alberto Ducan-
Autor(es): dc.contributorChristo, Eliane da Silva-
Autor(es): dc.contributorHernandez, Cecilia Toledo-
Autor(es): dc.contributorRocha, Henrique Martins-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1696358008027603-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9098047398813476-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0831388652787701-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7307702766087200-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0532941206355027-
Autor(es): dc.creatorDourado, Igor Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:47:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:47:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14645-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757389-
Descrição: dc.descriptionAs empresas constantemente buscam novas oportunidades e inovações em sua atuação. Por isso, a internacionalização tem sido uma forma de expansão para seus negócios. Esse processo, contudo, exige avaliações e estudos, uma vez que a decisão de entrar em um novo mercado envolve riscos. Para dar suporte à triagem inicial de seleção dos mercados, este trabalho propõe uma sistemática de tomada de decisão para seleção dos países com maior potencial de internacionalização, mediante uma abordagem híbrida dos métodos de decisão multicritério AHP e TOPSIS. Foi realizada uma revisão na literatura acerca dos temas relacionados a Seleção de Mercados Internacionais (SMI) e aplicado o modelo de decisão proposto em uma empresa do segmento automotivo, por meio da condução de um estudo de caso com executivos e especialistas de diferentes áreas da organização. A ordenação encontrada mostra maior potencial dos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e Uruguai para exportação dos veículos. Os resultados gerais, validados junto aos participantes da empresa, sustentam a aplicação da sistemática para que gestores de diferentes organizações definam os mercados-alvo para dedicarem seus esforços e investimentos para novos negócios.-
Descrição: dc.descriptionCompanies are constantly looking for new opportunities and innovations in their operations. The internationalization has hence been a way of expanding their businesses. However, this process requires several assessments and studies, since the decision to enter a new market involves risks. In order to support the initial screening phase of market selection, this work proposes a systematic decision-making strategy to select the countries with the greatest internationalization potential, through a hybrid approach of the multicriteria decision methods AHP and TOPSIS. A literature review on topics related to International Market Selection (IMS) was carried out and it was applied the proposed decision model in a company in the automotive segment, through the coordination of a case study with executives and specialists from different areas of the organization. The proposed ranking shows greater potential of the United States of America, United Arab Emirates, and Uruguay for vehicles exportation. The overall results, which were validated by the company’s participants, support the application of the proposed systematic strategy so managers of different organizations can define the target markets in order to dedicate their efforts and investments for new businesses.-
Descrição: dc.description136f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherVolta Redonda-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSeleção de Mercados Internacionais-
Palavras-chave: dc.subjectAHP-
Palavras-chave: dc.subjectTOPSIS-
Palavras-chave: dc.subjectMCDM-
Palavras-chave: dc.subjectComércio exterior-
Palavras-chave: dc.subjectComércio exterior-
Palavras-chave: dc.subjectInternational Market Selection-
Palavras-chave: dc.subjectInternational trade-
Título: dc.titleAvaliação de mercados internacionais com o uso de método multicritério de tomada de decisão-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.