O ensino dos jogos e brincadeiras das culturas populares na Educação Física Escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Claudia Foganholi-
Autor(es): dc.contributorVianna, Aurélio Pitanga-
Autor(es): dc.contributorCorreia, Adriana Martins-
Autor(es): dc.creatorSouza, Matheus Ferreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:47:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:47:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26641-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757387-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho foi motivado pela minha experiência como estagiário no curso de Licenciatura em Educação Física e pelo interesse no tema que sempre esteve presente em toda minha trajetória na universidade. O objetivo do trabalho foi compreender como os professores de Educação Física têm abordado os jogos e brincadeiras populares em suas aulas nas escolas. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos publicados em periódicos nos últimos 5 anos que relataram essas práticas e foram selecionados 7 artigos para análise. Através destes relatos de experiências, localizados em escolas de quatro regiões do Brasil, foi possível perceber a grande variedade de jogos e brincadeiras populares que podemos trabalhar nas aulas de Educação Física, diferentes formas de abordar o assunto e relações importantes dos jogos com o contexto histórico de cada um deles, a ancestralidade e a família.-
Descrição: dc.descriptionThis work was motivated by my experience as a trainee in the Physical Education undergraduate course and by the interest in the subject that has always been present throughout my trajectory at the university. The objective of this work was to understand how Physical Education teachers have approached popular games and games in their classes at schools. To this end, a bibliographic survey of articles published in periodicals in the last 5 years that reported on these practices was carried out and 7 articles were selected for analysis. Through these experience reports, located in schools in four regions of Brazil, it was possible to notice the wide variety of popular games and games that we can work with in Physical Education classes, different ways to approach the subject, and important relations between games and their historical context, ancestry, and family.-
Descrição: dc.description25 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectJogos e brincadeiras-
Palavras-chave: dc.subjectCulturas populares-
Palavras-chave: dc.subjectJogo-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeira-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectSchool physical education-
Palavras-chave: dc.subjectGames and play-
Palavras-chave: dc.subjectPopular cultures-
Título: dc.titleO ensino dos jogos e brincadeiras das culturas populares na Educação Física Escolar-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.