Educação e Trabalho no capitalismo dependente brasileiro: rupturas para a continuidade ou continuidade para a ruptura?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Roberta Rodrigues Marques da-
Autor(es): dc.contributorSoares, Carolina Zucarelli-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, José dos Santos-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Ricardo do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:46:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:46:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24072-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757348-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho se propõe à caracterização de rupturas e continuidades com o capitalismo dependente brasileiro no âmbito da relação Educação-Trabalho, a partir de uma análise histórica das políticas públicas no Brasil entre 1900 e 2016. A hipótese aqui defendida é a de que a aplicação de princípios pedagógicos da autogestão na Economia Solidária condiciona sua autonomia em um movimento de continuidade para a ruptura com o capitalismo dependente. Aplicada a metodologia dialética às ocorrências históricas, constatou-se que as rupturas encontradas estavam relacionadas à continuidade do capitalismo dependente, no sentido de subordinar as diretrizes pedagógicas brasileiras ao mercado de trabalho globalizado. Estas rupturas para a continuidade possibilitaram, então, identificar uma possibilidade de continuidade para a ruptura, traduzidas, nesta monografia, na autonomia da Economia Solidária dinamizada pelos princípios pedagógicos da autogestão. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa teórica quanto à natureza do método empregado, na forma de abordagem qualitativa com objetos e fontes de pesquisa bibliográficos e objetivos exploratórios. O método científico de abordagem utilizado foi o hipotético-dedutivo com a técnica de pesquisa de reconstrução de processos sociais. A conclusão obtida aponta que os princípios pedagógicos da autogestão tendem a reestabelecer a relação ontológica entre Trabalho e Educação suficiente para a autonomia dos movimentos autogestionários da Economia Solidária. Ainda que apresente dificuldades importantes quanto a seus arranjos institucionais e participação no sistema produtivo nacional – não se elide seu potencial de ruptura, haja vista seu elevado grau de crescimento e poder de aglutinação social, bem como sua estabilidade enquanto arranjo produtivo.-
Descrição: dc.descriptionThis work seeks to characterize ruptures and continuities with brazilian dependent capitalism in the context of the Education-Work relation, based on a historical analysis of public policies in Brazil between 1900 and 2016. The hypothesis is that the application of self-management pedagogical principles in Solidarity Economy could conditions its autonomy in a movement of continuity towards a rupture with dependent capitalism. Applying the dialectical methodology to historical occurrences, the ruptures found were related to the continuity of dependent capitalism, in the sense of subordinating brazilian pedagogical guidelines to the globalized labour market. These ruptures for continuity made possible, then, to identify a possibility of continuity for the rupture, meaning, in this monograph, the autonomy of the Solidarity Economy dynamized by the self-management pedagogical principles. In this sense, the method nature is a theoretical research, in a qualitative approach, with bibliographic research objects and sources and exploratory objectives. The scientific method is the hypothetical-deductive approach using a research technique named reconstruction of social processes. The conclusion obtained points out that the self-management pedagogical principles tend to re-establish the ontological relationship between Work and Education that is sufficient for the self-managed movements autonomy in Solidarity Economy. Although it presents important difficulties regarding its institutional arrangements and productive system participation – its potential for rupture cannot be ruled out, given its high level of growth and social unifying power, as well as its stability as a productive arrangement.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCapitalismo dependente-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia solidária-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismo-
Palavras-chave: dc.subjectCapital-Trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia solidária-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectCapitalismo-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismo-
Palavras-chave: dc.subjectDependent capitalism-
Palavras-chave: dc.subjectSolidary economy-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policies-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalism-
Palavras-chave: dc.subjectLabour-Capital-
Palavras-chave: dc.subjectLabour-Education-
Título: dc.titleEducação e Trabalho no capitalismo dependente brasileiro: rupturas para a continuidade ou continuidade para a ruptura?-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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