Construção e validação de instrumento para aferir a satisfação do estudante com a universidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Hugo Henrique Kegler dos-
Autor(es): dc.contributorSilva, Licinio Esmeraldo da-
Autor(es): dc.contributorJacobson, Ludmilla da Silva Viana-
Autor(es): dc.creatorLima, Adriana dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:46:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:46:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14292-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757301-
Descrição: dc.descriptionUniversidades de qualidade são a base para o desenvolvimento da sociedade, e um dos aspectos pelo qual pode-se avaliar a qualidade do serviço prestado pelas universidades, consiste em aferir o grau de satisfação que os estudantes apresentam quanto a sua experiência acadêmica e social nos domínios da universidade. Até o presente momento, no entanto, não se tem conhecimento, no Brasil, de um teste psicométrico que meça o nível de satisfação do estudante com a universidade. O propósito deste estudo é desenvolver e validar um instrumento de medida da satisfação do estudante com a universidade na qual está regularmente matriculado, e testar suas qualidades psicométricas. Descrevendo desde o levantamento das dimensões relacionadas a satisfação do estudante, passando pela validação dos juízes e por sua aplicação em grupo focal, à aplicação em uma amostra de estudantes universitários, até a análise dos resultados do instrumento preliminar. A amostra compôs-se de 386 estudantes universitários de 17 estados brasileiros. Na análise da confiabilidade, o alfa de Cronbach (α = 0; 83) evidenciou elevada consistência interna do instrumento. A análise fatorial dos resultados sugeriu a presença de cinco fatores, dos quais o relativo às condições de trabalho é o que contém os principais preditores da satisfação do estudante. Este instrumento representa uma ferramenta útil para a otimização da satisfação do estudante de graduação que está regularmente matriculado em cursos presenciais do sistema de ensino superior brasileiro, abrangendo tanto universidades públicas quanto privadas-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPsicometria-
Palavras-chave: dc.subjectValidade-
Palavras-chave: dc.subjectConfiabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectSatisfação do estudante-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante universitário-
Palavras-chave: dc.subjectPsicometria-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação institucional-
Palavras-chave: dc.subjectInstituição de ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante universitário-
Título: dc.titleConstrução e validação de instrumento para aferir a satisfação do estudante com a universidade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.