Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Hugo Henrique Kegler dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Licinio Esmeraldo da | - |
Autor(es): dc.contributor | Jacobson, Ludmilla da Silva Viana | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Adriana dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:46:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:46:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14292 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757301 | - |
Descrição: dc.description | Universidades de qualidade são a base para o desenvolvimento da sociedade, e um dos aspectos pelo qual pode-se avaliar a qualidade do serviço prestado pelas universidades, consiste em aferir o grau de satisfação que os estudantes apresentam quanto a sua experiência acadêmica e social nos domínios da universidade. Até o presente momento, no entanto, não se tem conhecimento, no Brasil, de um teste psicométrico que meça o nível de satisfação do estudante com a universidade. O propósito deste estudo é desenvolver e validar um instrumento de medida da satisfação do estudante com a universidade na qual está regularmente matriculado, e testar suas qualidades psicométricas. Descrevendo desde o levantamento das dimensões relacionadas a satisfação do estudante, passando pela validação dos juízes e por sua aplicação em grupo focal, à aplicação em uma amostra de estudantes universitários, até a análise dos resultados do instrumento preliminar. A amostra compôs-se de 386 estudantes universitários de 17 estados brasileiros. Na análise da confiabilidade, o alfa de Cronbach (α = 0; 83) evidenciou elevada consistência interna do instrumento. A análise fatorial dos resultados sugeriu a presença de cinco fatores, dos quais o relativo às condições de trabalho é o que contém os principais preditores da satisfação do estudante. Este instrumento representa uma ferramenta útil para a otimização da satisfação do estudante de graduação que está regularmente matriculado em cursos presenciais do sistema de ensino superior brasileiro, abrangendo tanto universidades públicas quanto privadas | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Validade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Confiabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Satisfação do estudante | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante universitário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação institucional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituição de ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante universitário | - |
Título: dc.title | Construção e validação de instrumento para aferir a satisfação do estudante com a universidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: