Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Elisabete Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Vitor Manoel Marques da | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Jac | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Ana Paula Lima dos | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Raquel Pereira dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:46:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:46:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29525 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757283 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem por objetivo debater a acessibilidade e a inclusão social de pessoas com deficiência (PcD) em arquivos. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica. Foram realizados levantamentos da literatura que aborda a temática de modo a conhecer os pontos de vistas dos autores a fim de dissertar acerca do direito à informação para PcD. Discorre sobre os paradigmas da inclusão social. Levanta a legislação pertinente ao tema, como a Lei Brasileira de Inclusão, a Lei de Acesso à Informação e outras leis relacionadas aos arquivos no Brasil. Relata as recomendações e as boas práticas para que o acesso à informação arquivística seja eficaz para todos. Conclui que as instituições arquivísticas têm o dever de serem ambientes inclusivos e que os direitos das pessoas com deficiência sejam defendidos, ampliando a função social dos arquivos. | - |
Descrição: dc.description | This work aims to discuss accessibility and social inclusion of people with disabilities (PwD) in Archives. The method used was the bibliographical research, through the survey of the literature that approaches the theme, knowing the points of view of the authors, in order to lecture about the right to information for PwD. Discusses the paradigms of social inclusion. It raises the relevant legislation on the subject, such as the Brazilian Inclusion Law, the Access to Information Law and other laws related to archives in Brazil. Reports recommendations and best practices so that access to archival information is effective for everyone. It concludes that archival institutions have a duty to be inclusive environments and that the rights of people with disabilities are defended, expanding the social function of archives. | - |
Descrição: dc.description | 51 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoal com deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito à informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Accessibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Person with disability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Archives | - |
Título: dc.title | Acessibilidade em arquivos: o direito à informação arquivística às pessoas com deficiência | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: