Geosólidos: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Renata Vilanova-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, João Carlos Lutz-
Autor(es): dc.contributorPereira, Regina Célia de Souza-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Arthur das Neves de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:46:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:46:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11494-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757262-
Descrição: dc.descriptionEste projeto se propõe a desenvolver um objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino. O objetivo deste projeto é desenvolver a percepção visual dos alunos, além de estimular o aprendizado a partir de uma forma prática de estudo, assim como a criatividade e o raciocínio lógico. Para ser possível a realização do projeto, foram acompanhadas as aulas de geometria na sala de aula da agrupada IV do Colégio Ágora, em Niterói. Lá foram feitas observações, a fim de identificar os possíveis problemas a serem solucionados, e o local onde o produto será aplicado. O problema identificado foi a dificuldade dos alunos em desenhar sólidos geométricos a partir de suas vistas ortográficas. Para solucionar esse problema, foi desenvolvido o objeto de aprendizagem Geosólidos, que possui peças com ímãs em suas laterais que possibilitam a montagem de variados sólidos geométricos e facilitam o entendimento dos estudantes em relação as suas vistas ortográficas-
Descrição: dc.descriptionThis project aims to develop a learning object inspired by the Montessori method of teaching. The objective of this project is to develop students' visual perception, as well as to stimulate learning from a practical form of study, as well as creativity and logical reasoning. In order to be able to carry out the project, the geometry classes were followed in the classroom of group IV of the Agora College in Niterói. There observations were made in order to identify the possible problems to be solved, and the place where the product will be applied. The problem identified was the difficulty of students in drawing geometric solids from their orthographic views. To solve this problem, the Geosolids learning object has been developed, which has pieces with magnets on its sides that allow the assembly of various geometric solids and facilitate students' understanding of their orthographic views-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMontessori-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Palavras-chave: dc.subjectObjeto de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo Montessori-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem por atividades-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção visual-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de geometria-
Palavras-chave: dc.subjectMontessori-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Palavras-chave: dc.subjectLearning object-
Título: dc.titleGeosólidos: objeto de aprendizagem inspirado no método Montessori de ensino-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.