Uma narrativa híbrida: o jogo ficcional na retomada da revolução dos cravos em Os Memoráveis, de Lídia Jorge

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJorge, Silvio Renato-
Autor(es): dc.contributorAmorim, Cláudia-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Mônica-
Autor(es): dc.creatorCursino, Karina Frez-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:46:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:46:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21731-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757243-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação tem como principal objetivo analisar a multiplicidade de gêneros, presentes na composição do romance Os memoráveis (2014), de Lídia Jorge, de maneira a demonstrar, através do diálogo entre eles, como o jogo ficcional proposto retoma a temática e os ideais da Revolução dos Cravos. Para tal tarefa, serão explorados os principais gêneros constituintes do livro: a carta, o documentário, a fotografia e a entrevista, enfatizando nos mesmos o papel da memória para possibilitar o contato de novas gerações com o evento que colocou a população em linha de frente pela democracia no país. A metodologia utilizada é baseada na recolha e leitura de bibliografia que verse sobre o romance e os demais gêneros envolvidos na obra, visando analisar e exemplificar aspectos literários e características desses gêneros que contribuem para o esquema histórico-ficcional, proposto pela autora. O estudo conta, principalmente, com a teoria dos gêneros do discurso, de Mikhail Bakhtin, incluindo os estudos sobre o romance, promovendo destaque para seu caráter multifacetado e propício ao diálogo com outros gêneros, discursivos ou não. O conceito de polifonia também é trabalhado, visando delimitar as vozes heterogêneas que se cruzam nessas diferentes formas que constroem a narrativa. A pesquisa se vale ainda do estudo de teóricos que discutem a carta, o documentário, a fotografia e a entrevista enquanto gêneros, passando ainda por teorias sobre a memória, fio condutor do romance, não deixando de evidenciar como pano de fundo o contexto da revolução-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe present dissertation has as main objective to analyze the multiplicity of genres, present in the composition of Lídia Jorge's novel Os memoráveis (2014), in order to demonstrate, through dialogue between them, how the proposed fictional game takes up the theme of the Revolution of the Carnations. For this task, the main genres that builds the book will be explored: the letter, the documentary, the photography and the interview, emphasizing in them the role of memory to enable the contact of new generations with the event that put the population in front line for democracy in the country. The methodology used is based on the collection and reading of bibliography about the novel and the other genres involved in the work, aiming to analyze and exemplify literary aspects and characteristics of these genres that contribute to the historical-fictional scheme proposed by the author. The study relies mainly on Mikhail Bakhtin's theory of discourse genres, including studies on the novel, highlighting its multifaceted character and conducive to dialogue with other genres, discursive or not. The concept of polyphony is also worked to delimit the heterogeneous voices that intersect in these different forms that construct the narrative. The research also draws on the study of theorists who discuss the letter, the documentary, the photography and the interview as genres, as well as theories about memory, the guiding thread of the novel, while highlighting the context of the revolution-
Descrição: dc.description98f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLídia Jorge-
Palavras-chave: dc.subjectRomance português contemporâneo-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectGêneros discursivos-
Palavras-chave: dc.subjectRevolução dos cravos-
Palavras-chave: dc.subjectJorge, Lidia-
Palavras-chave: dc.subjectRomance português-
Palavras-chave: dc.subjectRevolução dos Cravos, 1974-
Palavras-chave: dc.subjectFicção portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa-
Palavras-chave: dc.subjectContemporary Portuguese romance-
Palavras-chave: dc.subjectMemory-
Palavras-chave: dc.subjectDiscursive genres-
Palavras-chave: dc.subjectCarnation Revolution-
Título: dc.titleUma narrativa híbrida: o jogo ficcional na retomada da revolução dos cravos em Os Memoráveis, de Lídia Jorge-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.