A importância da radioatividade na educação escolar: os processos radioativos através de recursos audiovisuais e lúdicos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.contributorChacon, Eluzir Pedrazzi-
Autor(es): dc.contributorAlves, Odivaldo Cambraia-
Autor(es): dc.creatorSantos, Aila de Oliveira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:46:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:46:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7212-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757213-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho buscou a desmistificação do tema radioatividade, que pertence ao campo de estudo da química, em uma turma de escola pública. Este tema normalmente é encarado com muito desprezo e medo pela sociedade em geral. A metodologia empregada neste projeto foi a aplicação de uma sequência didática utilizando recursos audiovisuais e lúdicos como ferramentas de ensino. Durante o desenvolvimento do projeto os alunos participaram de uma diagnose em formato de “tempestade de ideias” que, aplicada no início e no final da sua execução, demonstrou ter havido melhorado nível de conhecimento dos alunos acerca da aplicabilidade no cotidiano e da funcionalidade da radioatividade, o que caracteriza o êxito pedagógico da ação educativa executada. Como conclusão, tem-se que a proposta foi relevante, visto que estimulou o desenvolvimento do pensamento crítico e questionador, a capacidade de construir princípios organizadores que permitissem aos alunos ligarem seus saberes e lhes dar sentido, e a aptidão para tratar e colocar problemas-
Descrição: dc.descriptionThis work sought the demystification of the topic radioactivity, which belongs to the field of study of chemistry, in a public school group. This theme is usually viewed with much contempt and fear by society in general. The methodology used in this project was the application of a didactic sequence and using audiovisual and playful resources as a teaching facilitators. During the development of the project, the students participated in a diagnosis in the form of brainstorming, applied at the beginning and at the end of its execution, demonstrated that there was an improvement in the students' level of knowledge about the daily applicability and functionality of radioactivity, which characterizes the pedagogical success of the educational action carried out. In conclusion, the proposal was relevant because it stimulated the development of critical and questioning thinking, the ability to construct organizing principles that allowed students to connect their knowledge and give them meaning, and the ability to treat and pose problems-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectRadioatividade-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos audiovisuais-
Palavras-chave: dc.subjectLúdicos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica-
Palavras-chave: dc.subjectRadioatividade-
Palavras-chave: dc.subjectMultimeio na educação-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching chemistry-
Palavras-chave: dc.subjectRadioactivity-
Palavras-chave: dc.subjectAudiovisual resources-
Palavras-chave: dc.subjectPlayfuls-
Título: dc.titleA importância da radioatividade na educação escolar: os processos radioativos através de recursos audiovisuais e lúdicos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.