Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sacramento, Josiane Aparecida da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Hermes José da Silveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Simões, Luiz Cláudio Pires | - |
Autor(es): dc.creator | Meirelles, Cláudia Ribeiro Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:46:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:46:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16911 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757187 | - |
Descrição: dc.description | O Programa Bolsa Família busca promover influência na educação das famílias beneficiárias. O presente estudo realizou uma pesquisa para analisar o quantitativo de alunos beneficiários do programa em algumas escolas da rede municipal de Cambuci-RJ bem como suas frequências e impacto na educação, sendo utilizada a pesquisa bibliográfica e documental. Observa-se que o critério de frequência escolar gera a redução de faltas dos alunos beneficiários, porém não vincula o rendimento escolar do educando. Nesse sentido, é preciso que o referido programa priorize, além da frequência escolar e transferência de renda para famílias de baixa renda, o rendimento escolar do educando com intuito de transformá-lo em um ser social e ativo em sociedade. O objetivo do presente estudo é identificar as contribuições do programa a respeito da frequência escolar e a possível melhora da educação. Alguns autores se destacam na fundamentação teórica desse estudo como: Chala (2011), Arantes (2011) e Hellmann (2015). Observa-se que o critério de frequência escolar para os alunos beneficiários alcança seu objetivo de erradicação da evasão escolar, porém não influencia na qualidade do ensino transmitido. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Bolsa Família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Frequência escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cambuci (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de ensino | - |
Título: dc.title | O conflito do Programa Bolsa Família e a educação no Município de Cambuci/RJ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: