RESPOSTAS INSTITUCIONAIS DA SEEDUC/RJ PARA MITIGAR A EVASÃO ESCOLAR: O CASO DO LICEU DE HUMANIDADES, EM CAMPOS DOS GOYTACAZES/ RJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, R. B.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8021613526346249-
Autor(es): dc.contributorPaiva, A.L.S.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0993142677246044-
Autor(es): dc.contributorLemos, C.E.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/./552630086830037-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Flávia Mendes-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Luciano Batista-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:46:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:46:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32618-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757173-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem por objetivo problematizar a questão da evasão escolar, que ocorre por motivações diversas, no colégio estadual Liceu de Humanidades em Campos dos Goytacazes/RJ, e as respostas institucionais para mitigar esta questão. Enfatiza a realidade social do município ao abordar temas como o desemprego de longa duração, o trabalho informal, a necessidade imediata de renda, gravidez na adolescência, falta de conexão dos conteúdos com os interesses dos estudantes, a predominância de currículos e práticas pedagógicas que não incluem a perspectiva de grupos historicamente excluídos, entre eles: estudantes negros, estudantes LGBTQIAP+, estudantes com necessidades especiais, entre outros. Sendo assim, este texto apresenta um conjunto de categorias que buscam contribuir para a compreensão da evasão escolar nesse colégio estadual e as ações institucionais para combatê-la. Tais categorias refletem algumas questões percebidas no sistema educacional deste município e problematiza como o estado do Rio de Janeiro vem desenvolvendo políticas públicas para amenizar a evasão escolar na rede estadual de ensino. Nesta direção, realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como FERNANDES (2009), ALMEIDA (2009), MARX (2013), GUEERTZ (1989), CHARLOT (2013), entre outros. Relacionando-os com os capítulos deste trabalho, que são: 1 – Questões que atravessam a evasão escolar; 2 – O caso do Liceu de Humanidades de Campos. Espera-se com este trabalho, trazer questões sobre as potencialidades e as limitações dos programas institucionais que combatem a evasão escolar no estado do Rio de Janeiro.-
Descrição: dc.descriptionThe present study aims to problematize the issue of school dropout, which occurs for different reasons, at the Liceu de Humanidades state school in Campos dos Goytacazes/RJ, and the institutional responses to mitigate this issue. It emphasizes the social reality of the municipality by addressing topics such as long-term unemployment, informal work, the immediate need for income, teenage pregnancy, lack of connection between content and students' interests, the predominance of curricula and pedagogical practices that do not include the perspective of historically excluded groups, including: black students, LGBTQIAP+ students, students with special needs, among others. Therefore, this text presents a set of categories that seek to contribute to the understanding of school dropout in this state school and institutional actions to combat it. Such categories reflect some issues perceived in the educational system of this municipality and problematize how the state of Rio de Janeiro has been developing public policies to alleviate school dropout rates in the state education network. In this direction, a bibliographical research was carried out considering the contributions of authors such as FERNANDES (2009), ALMEIDA (2009), MARX (2013), GUEERTZ (1989), CHARLOT (2013), among others. Relating them to the chapters of this work, which are: 1 – Issues that affect school dropout; 2 – The case of the Liceu de Humanidades de Campos. This work is expected to raise questions about the potential and limitations of institutional programs that combat school dropout in the state of Rio de Janeiro.-
Descrição: dc.description44-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar; Políticas públicas; Educação; Escola pública; Estudante-
Palavras-chave: dc.subjectchool dropout; public policies; education; public school; student-
Título: dc.titleRESPOSTAS INSTITUCIONAIS DA SEEDUC/RJ PARA MITIGAR A EVASÃO ESCOLAR: O CASO DO LICEU DE HUMANIDADES, EM CAMPOS DOS GOYTACAZES/ RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.