
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Fernando José Fagundes | - |
| Autor(es): dc.contributor | CPF:33210233222 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767760A6 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Nagib, Lucia | - |
| Autor(es): dc.contributor | CPF:01051485800 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763896A5 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Vieira, João Luiz | - |
| Autor(es): dc.contributor | CPF:25314718715 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783160U4 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ferraz, Maria Cristina Franco | - |
| Autor(es): dc.contributor | CPF:36859785922 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781243Y7 | - |
| Autor(es): dc.creator | Vieira Júnior, Erly Milton | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:46:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:46:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2006-10-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/20576 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757170 | - |
| Descrição: dc.description | In 1968, Pier Paolo Pasolini, according his cinema of poetry article, makes Teorema, teling a story about a foreigner s visit (supposed divine) to a urban rich family, making possible a transgressive experience which questionates the reason s limits. This research proposes, at first, a new discussion about some concepts ( sacrality , erotism , body ), as presented in Pasolini s works, pitted to some Bataille, Eliade ande Augé s articles and books. We chose some elements of cinematographic language (the big shot, editing and free indirect subjetive take ) to analyse the corporal cuts (in time and space) in a Pasolinian cinema of poetry ,thinking the body as a transgressive space in wich sacred and erotic experiences happen. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
| Descrição: dc.description | Em 1968, dentro de sua idéia de um cinema de poesia , Pier Paolo Pasolini realiza o filme Teorema, retratando a visita de um forasteiro (de origem supostamente divina) a uma família burguesa, possibilitando uma experiência transgressora, em que os limites de si são postos em questão. Esta dissertação propõe, num primeiro momento, uma discussão das noções de sagrado , erotismo e corpo apresentadas por Pasolini e contrapostas a autores como Bataille, Eliade e Auge, entre outros. A partir daí, buscaremos abordar os recortes corporais (espaciais e temporais) proporcionados pelos elementos da linguagem cinematográfica (primeiros planos, subjetiva indireta livre e a montagem) na elaboração de uma sintaxc imagética própria do cinema de poesia proposto pelo diretor, objetivando um debate do corpo como espaço transgressivo no qual as experiências do sagrado e do erótico se manifestariam. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Comunicação | - |
| Publicador: dc.publisher | Comunicação | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema e corpo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema de poesia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alteridade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Erotismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crítica e interpretação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Body and cinema | - |
| Palavras-chave: dc.subject | cinema of poetry | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alterity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
| Título: dc.title | Recortes e rasuras no corpo: sagrado e erotismo no Teorema de Pasolini | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: