A Base Nacional Comum Curricular e a Inclusão na Educação Física Escolar: Relações (Im)Possíveis?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAntunes, Marcelo Moreira-
Autor(es): dc.contributorFoganholi, Claudia-
Autor(es): dc.contributorVianna, Aurélio Pitanga-
Autor(es): dc.creatorSilva, João Anttonio Costa e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:46:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:46:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26995-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757155-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise sobre como a Inclusão é abordada pelos documentos oficiais em especial pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esta análise é oportuna e importante, pois, poderemos entender como a temática é abordada na legislação brasileira e compreender as lacunas existentes que possibilitam o processo de exclusão na educação básica. A monografia apresenta também os conceitos que foram expostos por pesquisadores através da literatura consultada, apontando divergências e aproximações existentes com relação à legislação federal brasileira. Percebe-se que a Inclusão é tratada de maneira superficial, e por vezes, ausente nos textos oficiais de que tratam a educação básica. Na BNCC em especial o tema não é abordado como forma de intervenção nem como conteúdo a ser abordado de forma curricular. Esse cenário indica a necessidade de se discutir a Inclusão como tema curricular na escola de forma a nortear ações de intervenção pedagógica.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to do an analysis about how the Inclusion is referred by official documents especially the National Curricular Common Base (BNCC). This analysis is convenient and important, because, we can understand how the thematic is referred on the Brazilian legislation and comprehend the gaps which enable the exclusion process on the basic education. This article also presents concepts that were exposed by researchers through the consulted literature, pointing out disagreements and approximations related to the Brazilian Federal legislation. It can be notice that Inclusion is treated in a superficial way, sometimes, absent of the official documents which talk about basic education. Especially in the BNCC the theme is not referred as a way of intervention, neither as a content to be referred like part of the curriculum. This scenario indicates the necessity to discuss the inclusion as a theme in the school’s curriculum to guide actions of pedagogic interventions.-
Descrição: dc.description34 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectSchool physical education-
Palavras-chave: dc.subjectPerson with disability-
Palavras-chave: dc.subjectNational Curricular Common Base (BNCC)-
Título: dc.titleA Base Nacional Comum Curricular e a Inclusão na Educação Física Escolar: Relações (Im)Possíveis?-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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