Ética, política e estética na educação: experiência da escola projeto Âncora

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoutinho, Luciana Gageiro-
Autor(es): dc.contributorMello, Marisol Barenco de-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Aline Veríssimo-
Autor(es): dc.creatorLeal, Júlia Schmidt-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:46:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:46:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15094-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757136-
Descrição: dc.descriptionMe aproximo da Escola Projeto Âncora para tentar entender se e no que a sua proposta pedagógica, que se insere num universo de iniciativas que busca romper com a padronização da educação convencional, possibilita novos horizontes da cultura escolar através de práticas e processos de formação da (inter)subjetividade, das relações e das dinâmicas sociais. Esta é uma pesquisa de cunho exploratório-investigativo-elaborativo que se deu através de um trabalho de campo e de reflexões com os sujeitos-autores da escola, dos livros de referência e de minha trajetória pessoal que me permitiram ampliar as reflexões que busco fazer. Não será uma discussão do que é ética, política e estética, mas sim de que visões de humano e de mundo se revelam nessa vida na Escola. Para tal, trago relatos-pensados sobre três categorias de análise que denominei mediação de conflitos, currículo e mudanças. Tais categorias envolvem discussões temáticas recorrentes na área da educação e no cotidiano escolar, como o significado de autonomia, liberdade, solidariedade, respeito. Busquei traçar estas reflexões unindo a minha voz com a de Nietzsche, Paulo Freire, entre outros referenciais teóricos da academia e da escola da vida, que teorizam e elaboram suas perspectivas na práxis. Essas revelações me levaram a perceber esta como uma escola que apresenta importantes rupturas com o paradigma vigente, revelando nos seus acontecimentos uma ética e política outra, da não-indiferença, do cuidado, da formação humana e da produção da vida que se dão no encontro com o outro; que se abre para a possibilidade de se reinventar e reelaborar através do coletivo, da vida em inter-ação, configurando um horizonte de formas mais alteritárias de se relacionar com as pessoas, com o conhecimento, com a escola e com o mundo, mostrando que outras formas de pensar e educar são possíveis-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionI approach Projeto Âncora School to try to understand if and in what way its pedagogical proposal that is inserted in a universe of initiatives that seeks to break with the standardization in conventional education. How it allows new horizons to flourish in school culture through practices and processes of subjectivity, relationships and social dynamics. This is an exploratory-investigative-elaborative research that took place through field work evaluation that integrate the subjects-authors of the school ponderations, reference books and my personal trajectory. All this allowed me to expand my knowledge in the education field. It will not be a discussion of what is ethical, political, and aesthetic, but rather of what perspectives of humankind and of the world are revealed in this School. To that end, I bring “self-thought- reports” of three categories of analysis, that I have called: mediation of conflicts, curriculum and changes. Those categories involve recurrent tematic discussions in education area and also on school’s every day life, like the meanings of autonomy, freedom, solidarity, respect. I sought to make these considerations by joining my voice with Nietzsche’s, Paulo Freire’s, among other theoretical references both of the formal academy and likely from the school of life, whom theorize and elaborate their perspectives in praxis. These revelations led me to realize that this school presents important ruptures with the current paradigm, revealing in its happenings a different ethics and politics, of non-indifference, of care, human formation and the production of life that occur in the encounter with the other; which opens up to the possibility of reinventing and re-elaborating through the collective, through life interaction, setting a horizon of more otherness ways of relating to people, to knowledge, to school and to the world, showing that other ways of thinking and educating are possible-
Descrição: dc.description133 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEscola Projeto Âncora-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas inovadoras-
Palavras-chave: dc.subjectCultura escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectInovação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto Âncora School-
Palavras-chave: dc.subjectInovative schools-
Palavras-chave: dc.subjectScholar culture-
Título: dc.titleÉtica, política e estética na educação: experiência da escola projeto Âncora-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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