METODOLOGIA DE ANÁLISE HIERÁRQUICA (AHP) APLICADA À AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO (APO)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Helder Gomes-
Autor(es): dc.contributorCPF:11133344422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782862T9&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.contributorHaddad, Assed Naked-
Autor(es): dc.contributorCPF:70953970744-
Autor(es): dc.contributorSalgado, Monica Santos-
Autor(es): dc.contributorCPF:81276206704-
Autor(es): dc.creatorCorrêa, Pedro de Seixas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:46:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:46:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21226-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757132-
Descrição: dc.descriptionStimulated by the transformations in the global economy, can be clearly noted a constant search for quality, productivity and competitive differentials that can determine the survival or extinguishing of an organization. Researches involving both academic and business environment has presented positive results, pointing directions to be followed. Part of these studies is aimed to identify the expectations and the satisfaction degree of the customer regarding the product/service, moving company's attention toward who should really be the center of its attentions: the customer. In this context, the residential real-estate market faces a great challenge, offering to the consumer a good whose classification as product and/or service can generate quarrels, given the subjective characteristic of this problem. The present work propose a method of Post-Occupancy Evaluation (POE) based on the Analytical Hierarchy Process (AHP) which, considering the inherent subjectivity of the customer satisfaction researches, faces the problem with a rational and consistent method identifying eventual incoherences of these evaluations. Through the present work, it is intended to: (1) question, based on the bibliographical review of the subject, the classification of the object in study - residential real-sate - as a product and/or service, aiming to better understand customers' expectations; (2) analyze the postoccupancy evaluation (POE) for residential units, by the customer point-of-view; (3) investigate the possibility of using the Analytical Hierarchy Process (AHP) to identify the priorities related to the product/service of the real-estate market, considering the customer needs; (4) propose a method that allows to investigate the users' of residential property satisfaction level integrating principles of both POE and AHP; (5) present the results of the application of this method in a residential condominium located at Rio de Janeiro / Brazil; (6) consider futures studies for further development of the subject in question-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionImpulsionados pelas transformações ocorridas na economia mundial, observa-se uma busca constante por qualidade, produtividade e diferenciais competitivos que podem determinar a sobrevivência ou extinção de uma organização. Trabalhos envolvendo tanto o meio acadêmico quanto o empresarial têm apresentado resultados positivos, apontando caminhos a serem seguidos. Boa parte destes estudos procura identificar as expectativas e o grau de satisfação do cliente com relação aos produtos/serviços, direcionando a atenção das corporações para aquele que deve ser realmente o centro de suas atenções: o cliente. Neste contexto, o mercado imobiliário residencial enfrenta um grande desafio, pois oferece ao consumidor um bem cuja classificação como produto e/ou serviço pode gerar discussões, dada a característica subjetiva deste problema. O presente trabalho propõe um método de Avaliação Pós-Ocupação (APO) fundamentado no Método de Análise Hierárquica (AHP), com uma abordagem que, considerando a subjetividade inerente às pesquisas de satisfação, procura tratá-la de forma racional e consistente identificando, inclusive, eventuais incoerências destas avaliações. Ao longo do trabalho, pretende-se: (1) discutir, a partir da revisão bibliográfica do tema, a classificação do objeto em estudo - imóveis residenciais - como produto e/ou serviço, visando uma melhor compreensão das expectativas do cliente; (2) analisar o problema de avaliação da percepção de qualidade pós-ocupação (APO) para imóveis residenciais, sob a ótica do cliente; (3) investigar a possibilidade de utilização do Método de Análise Hierárquica (AHP) para identificação das prioridades relacionadas ao produto/serviço do mercado imobiliário, sob a ótica do cliente; (4) propor um método que permita investigar o grau de satisfação do usuário de imóveis residenciais integrando princípios da APO e do AHP; (5) apresentar os resultados da aplicação da metodologia em um empreendimento residencial do município do Rio de Janeiro; (6) propor futuros estudos para maior desenvolvimento do tema em questão-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise Hierárquica (AHP)-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação Pós-Ocupação (APO)-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução Civil-
Palavras-chave: dc.subjectAnalytical Hierarchy Process (AHP)-
Palavras-chave: dc.subjectPost-occupancy evaluation (POE)-
Palavras-chave: dc.subjectCivil-construction-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleMETODOLOGIA DE ANÁLISE HIERÁRQUICA (AHP) APLICADA À AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO (APO)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.