AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DO DISCENTE: O CASO CEFET-RJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira Neto, Julio-
Autor(es): dc.contributorCPF:59874514522-
Autor(es): dc.contributorPereira, Valdecy-
Autor(es): dc.contributorCPF:08983644770-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9936063804188441-
Autor(es): dc.creatorSantos, Renato Rodrigues dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:46:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:46:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20504-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757122-
Descrição: dc.descriptionThis research has the purpose of checking the quality of vocational technical education in the opinion of students. The provision of educational services should have reviews of their processes, their performances, their physical environments, their calls to the students and all the factors that make up the educational service and may influence the opinions of students and consequently your ratings on the quality of service education offered. The implementing tool for the assessment is based on the SERVQUAL scale widely used to measure quality in services. This methodology makes use of opinion regarding the expectations and perceptions of customers to evaluate the quality of service. This study was participation in completing the questionnaires, one hundred forty three students of the six teams that make up the vocational technical course in Administration within the Federal Center of Technological Education Celso Suckow da Fonseca - RJ. The adaptation of the generic model of SERVQUAL consists of five dimensions of quality with twenty two items which aims to measure the quality of service. The analysis was performed using graphs and tables, in addition to statistical measures and aims to rank the five dimensions proposed in accordance with the values of the gaps obtained and calculated percentages. The results showed that the "Reliability" dimension and the item assessing whether teachers balance theory with practice showed the highest mean values of gap. The results also allow managers responsible for conducting the course, review and reassessment of the items that make up the dimensions to propose and implement actions to minimize the impact on students as a way to improve this opinion regarding the quality of service offered. This work therefore can become an instrument of assessment also apply to other existing courses in the institution, in conjunction with other assessment indicators.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem a finalidade da verificação da qualidade do ensino técnico profissionalizante sob a opinião dos alunos. A prestação do serviço educacional deve ter avaliações sobre seus processos, suas atuações, seus ambientes físicos, seus atendimentos aos alunos e por todos os fatores que compõem o serviço educacional e possam influenciar as opiniões dos estudantes e por consequência suas avalições sobre a qualidade do serviço educacional ofertado. O instrumento de aplicação para a avaliação é baseada no modelo SERVQUAL, escala largamente utilizada para a mensuração da qualidade na área de serviços. Esta metodologia faz uso da opinião referente às expectativas e percepções dos clientes para avaliação da qualidade do serviço. Esta pesquisa obteve a participação no preenchimento dos questionários, de cento e quarenta e três alunos das seis turmas que compõem o curso técnico profissionalizante em Administração no âmbito do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca RJ. A adaptação do modelo genérico da escala SERVQUAL é composta de cinco dimensões da qualidade com vinte dois itens que tem o objetivo de se medir a qualidade do serviço. A análise dos resultados foi realizada através de gráficos e tabelas, além de medidas estatísticas e tem por objetivo ranquear as cinco dimensões propostas de acordo com os valores dos gaps obtidos e de percentuais calculados. Os resultados encontrados demonstraram que a dimensão Confiabilidade e o item que avalia se os professores equilibram a teoria com a prática apresentaram os maiores valores médios de gap. Os resultados também permitem aos gestores responsáveis pela condução do curso, a revisão e a reavaliação dos itens que compõem as dimensões no sentido de propor e executar ações que minimizem o impacto junto aos alunos como forma de se melhorar esta opinião com relação à qualidade do serviço ofertado. Este trabalho, portanto pode se tornar um instrumento de avaliação aplicado também aos demais cursos existentes na Instituição, em conjunto com outros indicadores de avaliação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSERVQUAL-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de serviços-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissionalizante-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSERVQUAL-
Palavras-chave: dc.subjectassessment services-
Palavras-chave: dc.subjectvocational education-
Palavras-chave: dc.subjectquality of teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DO DISCENTE: O CASO CEFET-RJ-
Título: dc.titleQUALITY ASSESSMENT OF VOCATIONAL TECHNICAL EDUCATION THROUGH THE PERCEPTION OF STUDENTS: THE CASE CEFET-RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.