Abordagem dialógica como proposta didático-metodológica para o ensino de física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lúcia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Augusto Cesar de Castro-
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.contributorSantos, Maria Bernadete Pinto dos-
Autor(es): dc.creatorLemos, Álvaro Siguiné Jadel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:46:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:46:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6013-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757116-
Descrição: dc.descriptionNa presente dissertação será apresentada uma proposta didática – metodológica para o ensino de física na educação básica, que tem como referência os pressupostos do educador Paulo Freire. Os documentos oficiais, tais como, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os Parâmetros Curriculares Nacionais, assim como pesquisas publicadas para o ensino de física apontam a necessidade de se aliar teoria e prática para a construção de um conhecimento científico efetivo, que tenha significado na vida dos educandos e os ajude a compreender o universo ao seu redor. Para superar um ensino que tradicionalmente é pautado no acúmulo de informações desconectadas da realidade dos estudantes, tais como fórmulas e definições, e que são descartadas após o período escolar, buscamos identificar as principais contribuições de Paulo Freire para um rompimento com a abordagem tradicional dos conteúdos de física no ensino médio, de modo a torná-lo eficaz aos alunos para além do momento e espaço escolar. Para tanto, como ponto de partida, realizamos um estudo teórico com predominância sobre as obras de Paulo Freire, particularmente, nos livros Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia. Freire propõe uma educação problematizadora, norteada pelo diálogo entre educandos e educador. Os pressupostos freireanos balizaram a etapa metodológica seguinte, em que assumimos o duplo papel de professor-pesquisador, com a proposição de proposta didático-metodológica atrelada ao tema “trajeto para escola: o transporte coletivo” e sua implementação junto a estudantes da 1ª série do ensino médio de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro, situada no município de São Gonçalo, ao longo do ano letivo de 2016. O diálogo e a busca por uma superação à educação bancária nos processos de ensino e de aprendizagem nos conduziram a uma parceria com os alunos e alunas na produção de vídeos didáticos com ênfase em cenas reais vivenciadas pelos estudantes relacionadas à mecânica, mais especificamente, ao estudo de forças e movimento. Para o registro dos dados da investigação utilizamos caderno de bordo, cuja análise subsidiou os resultados alcançados que, por meio das atividades em sala de aula e das extraclasses, demonstraram a atualidade do pensamento de Freire, no sentido de sua contribuição para o rompimento com a abordagem tradicional dos conteúdos e consequente melhoria do ensino de física no nível médio da educação básica, tornando-o eficaz aos alunos e às alunas para além do momento e espaço escolar-
Descrição: dc.descriptionIn this dissertation a didactic methodological proposal for the teaching of physics in initial education will be presented. The main reference used in this study was by Paulo Freire. Official documents, such as the National Education Guidelines and Bases Law and the National Curricular Parameters, as well as published researches for physics teaching, point to the need to combine theory and practice for the construction of an effective scientific knowledge that has a meaning in the lives of learners and helps them to understand the universe around them. In order to overcome a traditional teaching based on the accumulation of information disconnected from the students' reality, such as formulas and definitions, which are discarded after the school period, we seek to identify the main contributions of Paulo Freire to a rupture with the traditional approach of the contents of the physics in high school, as a way to make it effective for students beyond the time and school space. For that to happen, the starting point was the realization of a theoretical study in the main works of Paulo Freire, for example, such as Pedagogia do oprimido e Pedagogia da autonomia. Freire proposes a problematical education, guided by the dialogue between students and teachers. The Freirean assumptions were based on the following methodological stage, in which we assumed the dual role of professor-researcher, with a proposal of a didactic-methodological linked to the theme "path to school: public transport" and its implementation with students of the 1st grade secondary education of a public school in the State of Rio de Janeiro, located in the municipality of São Gonçalo, throughout the school year 2016. Dialogue and the search for an overcoming of banking education in the teaching and learning processes led us to a partnership with students in the production of didactic videos with an emphasis on real scenes experienced by the students related to mechanics, more specifically, the study of forces and movement. In order to record the data of the research, we used the on-board notebook, whose analysis subsidized the results achieved, through classroom and extraclass activities, showing the current thinking of Freire, in the sense of his contribution to the break with the a traditional approach to content and a consequent improvement in the teaching of physics in the middle level of basic education, making it effective for students beyond the time and space of the school-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectPaulo Freire-
Palavras-chave: dc.subjectEducação problematizadora-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectProdução de vídeos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectMecânica (Física)-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectVídeos em educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPaulo Freire-
Palavras-chave: dc.subjectProblematic educaticon-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic material-
Palavras-chave: dc.subjectVideo production-
Título: dc.titleAbordagem dialógica como proposta didático-metodológica para o ensino de física-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.