Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Porto, Maria Bernadette Thereza Velloso | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Eurídice | - |
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Renato Venancio Henrique de | - |
Autor(es): dc.creator | Gasparello, Valéria Medeiros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:46:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:46:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8917 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757094 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem por objetivo analisar o romance Ces enfants de ma vie (publicado em 1977), da autora canadense Gabrielle Roy (1909-1983), a partir das seguintes abordagens norteadoras: a escuta, o dom, a alteridade, a construção e a escrita de si. Esta análise apoiou-se tanto nos textos literários e autobiográficos quanto nas entrevistas e nas matérias jornalísticas de Roy, articulando o universo royano com a busca de uma realização pessoal e autoral. Neste sentido, esta dissertação se desenvolveu explorando a produtividade das palavras “dom” e “escuta”, que fazem parte do léxico royano. O modo como estes termos são trabalhados no romance permite um diálogo entre as vivências da autora e as da personagem da narradora de Ces enfants de ma vie. Assim, foram analisadas a inspiração e as estratégias autobiográficas elaboradas pela autora a partir das noções sobre “as escritas de si”, bem como foi estudada a imagem esculpida na imprensa pela autora que também acena para uma construção de si. Também foi analisada a construção do personagem Outro na qual a escuta e a empatia da personagem da narradora - que foi professora primária - em relação aos seus alunos, evidenciam o acolhimento e o respeito às diferenças, temas caros para Gabrielle Roy. Pelo exposto acima, este trabalho foi pensado na sua totalidade como uma Poética do encontro | - |
Descrição: dc.description | Ce mémoire se propose à analyser le roman Ces enfants de ma vie (publié en 1977), de l’écrivain canadien Gabrielle Roy (1909-1983), à partir des approches suivantes: l’écoute, le don, l’altérité, la construction et l’écriture de soi. Cette étude s’est basée non seulement sur des textes littéraires et autobiographiques mais aussi sur des entretiens et des textes de presse signés par Roy, en articulant l’univers royen avec la recherche d’une réalisation personnelle et auctorielle. En ce sens, ce mémoire a exploré le sens productif des mots “don” et “écoute” qui font partie du lexique de l’écrivain. La façon dont ces termes sont travaillés dans le roman permet un dialogue entre les expériences de l’auteur et celles du personnage de la narratrice du livre Ces enfants de ma vie. Par conséquent l’étude a privilégié l’inspiration et les stratégies autobiographiques élaborées par Roy à partir de la notion des écritures de soi, et l’image qu’elle a bâtie dans la presse, qui renvoie aussi à l’idée de la construction de soi. En outre les réflexions proposées ont tenu compte de la construction du personnage Autre, dans laquelle l’écoute et l’empathie du personnage de la narratrice – qui a été institutrice – par rapport à ses élèves suggèrent l’accueil et le respect à l’égard des différences, thèmes si chers à Gabrielle Roy. En somme, ce travail a été conçu dans sa totalité comme une Poétique de la rencontre | - |
Descrição: dc.description | 176f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gabrielle Roy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dom | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escuta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alteridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escritas de si | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ficção francesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Roy, Gabrielle, 1909-1983 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escuta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autobiografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Littérature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Don | - |
Palavras-chave: dc.subject | Écoute | - |
Palavras-chave: dc.subject | Altérité | - |
Palavras-chave: dc.subject | Les écrits de soi | - |
Título: dc.title | A poética do encontro em Gabrielle Roy: entre escutas e embates em "Ces enfants de ma vie" | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: