Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vieira, João Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:25314718715 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783160U4 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Antonio Carlos Amâncio da | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:24743518768 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798655Z6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Freire, Mariana Baltar | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:65897425422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6373795601350092 | - |
Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Lia Calabre de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:79113911822 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7913911848859139 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sá Neto, Arthur Autran Franco de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:15411002800 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791875J2 | - |
Autor(es): dc.creator | Freire, Rafael de Luna | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:46:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:46:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19305 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757090 | - |
Descrição: dc.description | This thesis uses the concept of film genre refusing traditional transhistorical, transcultural, essentialists and textualist approaches, but choosing to understand the genre as a discursive category socially and historically determined and located in a specific cultural context. Discussing the film genre in relation to Brazilian cinema, the applied methodology valorizes the reception for the understanding of the genre, investigating the different discourses that result from the circulation of both foreign and national films in Brazil, and focusing on the genrification process as exemplified with the chanchada genre. Having the crime film in Brazilian cinema as main object of analysis, this thesis attests the term s polissemic and variable character and the continuous presence of others contestant generic terms. Therefore, this study of the crime film in Brazil between 1915 and 1951 comprises the silent cinema serials, the gangster films and underworld pictures of the beginning of the talkies, the fashion of the crime genre in Brazilian literature and radio dramaturgy, and the emergence of suspense melodramas and semi-documentary crime films many of them now known as examples of the film noir in the context of the realism of postwar cinema. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | Esta tese faz uso do conceito de gênero cinematográfico recusando o viés textualista, essencialista, a-histórico e transcultural da crítica genérica tradicional, mas optando por compreender os gêneros como categorias discursivas determinadas social e historicamente e resultantes de um contexto cultural específico. Abordando o gênero em relação ao cinema nacional, a metodologia empreendida valoriza a recepção para a compreensão do gênero, investigando os diferentes discursos associados à circulação tanto de filmes brasileiros quanto estrangeiros no Brasil e colocando em relevo os processos de redefinição dos gêneros, como ilustrado através da análise específica da chanchada. Tendo como principal objeto de estudo o filme policial no cinema do Brasil, a tese destaca o caráter polissêmico e variável do termo, assim como a contínua presença de termos genéricos concorrentes. Desse modo, a investigação sobre o filme policial no Brasil entre 1915 e 1951 abarca dos seriados do cinema silencioso aos films de gangsters e films de underworld do início do sonoro; da voga do gênero policial na literatura e no rádio-teatro brasileiros até a emergência de dramas de suspense e policiais semi-documentários exemplares do hoje chamado cinema noir no contexto de realismo do cinema do pós-guerra. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Comunicação | - |
Publicador: dc.publisher | Comunicação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema e história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filme policial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa de rádio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema and History | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crime film | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
Título: dc.title | Carnaval, mistério e gangsters: o filme policial no Brasil (1915-1951) | - |
Título: dc.title | Cinema brasileiro; Cinema e história; Filme policial; Programa de rádio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: