A interpretação do patrimônio associando a educação patrimonial ao desenvolvimento econômico: o caso do espetáculo Som & Luz do Museu Imperial de Petrópolis

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoraes, Claudia Corrêa de Almeida-
Autor(es): dc.contributorSacramento, Isabella Chinelato-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Telma Lasmar-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Liara Ramos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:46:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:46:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1765-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757084-
Descrição: dc.descriptionO objeto deste estudo é o Som & Luz do Museu Imperial de Petrópolis, onde este espetáculo é analisado por meio dos objetivos educacionais do Museu Imperial e pela percepção dos visitantes. O trabalho teve como objetivo geral estudar o projeto Som & Luz como investimento em educação patrimonial e investimento econômico ao Museu Imperial, percebendo a visão do turista. Os objetivos específicos deste estudo são comparar a visão educacional do turista que ainda não participou do projeto Som & Luz com a visão educacional do mesmo turista após sua participação. Entender também a partir desse estudo o quanto a interpretação do patrimônio pode influenciar o comportamento do turista como consumidor, visando o êxito econômico do espetáculo para o Museu Imperial de Petrópolis. O referencial teórico foi construído a partir de uma pesquisa bibliográfica em fontes secundárias como livros, teses, dissertações e artigos que tratam de discussões envolvendo os conceitos de educação patrimonial, interpretação do patrimônio, turismo cultural e comportamento do consumidor em turismo. Na pesquisa de campo, a partir de entrevistas, analisasse então a visão dos visitantes pesquisados a respeito do contexto educativo e mercadológico do museu e do espetáculo. Conclui-se que para os visitantes entrevistados, o uso da interpretação patrimonial na forma do espetáculo Som & Luz oferece ao Museu Imperial uma importante forma de aumentar a aprendizagem relativa ao acervo histórico e também uma forma de gerar lucro. Além disso, através das respostas obtidas, pode-se montar um plano de ações que usam o potencial do objeto estudado para acrescentar ainda mais valor educacional e econômico ao Museu Imperial-
Descrição: dc.descriptionThe object of this study is the Som & Luz at the Imperial Museum in Petrópolis, where this show is analyzed by means of the educational goals of the Imperial Museum and the visitor’s perception. This work aimed to study the draft Som & Luz as equity investment in education and economic investment to the Imperial Museum, understanding the vision of the tourist. The specific objectives of this study are to compare the educational vision of the tourist who has not participated in the project Sound & Light with the educational vision of the same tourist after his participation. Also understand from this study how the interpretation of heritage may influence the behavior of tourists as consumers, seeking economic success of the show to the Imperial Museum in Petrópolis. The theoretical framework was constructed from a literature search of secondary sources such as books, theses, dissertations and articles dealing with discussions involving the concepts of heritage education, heritage interpretation, cultural tourism and consumer behavior in tourism. In field research, from interviews, analyzes then the surveyed views of visitors about the educational context and market for the museum and the show. We conclude that for the interviewees, the use of interpretation in the form of sheet Som & Luz show at the Imperial Museum offers an important way to enhance learning about the historical and also a way to generate profit. Furthermore, we can put together a plan of actions that use the potential of the studied object to add even more value to the educational and economic Imperial Museum-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInterpretação do patrimônio-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectEspetáculo Som & Luz-
Palavras-chave: dc.subjectMuseus-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectHeritage interpretation-
Palavras-chave: dc.subjectConsumer behavior-
Palavras-chave: dc.subjectSom & Luz show-
Título: dc.titleA interpretação do patrimônio associando a educação patrimonial ao desenvolvimento econômico: o caso do espetáculo Som & Luz do Museu Imperial de Petrópolis-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.