Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Seixas, Flávio Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Zahn, Jean | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Terezinha Freire Carvalho de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:46:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:46:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31314 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757065 | - |
Descrição: dc.description | Com o envelhecimento da população e a necessidade de assistência a pacientes em idade avançada, surgiu um grande desafio para os profissionais de saúde no tocante ao deslocamento físico do paciente que muitas vezes tem problema de mobilidade. O acesso a comunidades com alto índice de violência acrescido ao momento em que vivemos por conta da pandemia dificulta a assistência a essa população menos favorecida. O aplicativo baseado em agente conversacional pode ser introduzido como uma ferramenta importante para suprir esse déficit com um atendimento remoto e com uma linguagem amigável. Este trabalho tem o objetivo de desenvolver um aplicativo baseado em agente conversacional e disponibilizá-lo em plataformas que sejam acessadas por meio de um aparelho celular para estimular o uso de tecnologia pelo idoso, melhorar a sua condição de humor, processos depressivos, e promover o aprimoramento da memória recente e de longo prazo. Pensou-se em plataformas que utilizam agentes conversacionais para a estimulação da memória recente e a memória a longo prazo. Utilizando a plataforma Amazon/Alexa® foram criados dois jogos para serem aplicados em um grupo de idosos. O uso do aplicativo baseado em agentes conversacional facilita a assimilação de conceitos e a estimulação da memória em idosos com dificuldades cognitivas. Tal instrumento é útil para cuidadores e psicólogos na recuperação de idosos com dificuldades cognitivas e de memória. O efeito esperado é que essa estimulação cognitiva seja benéfica na melhora da sintomatologia depressiva e condição cognitiva do idoso. | - |
Descrição: dc.description | With the aging of the population and the need to care for elderly patients, a great challenge has arisen for health professionals regarding the physical displacement of patients who often have mobility problems. The access to communities with a high violence index added to the moment in which we live because of the pandemic makes it difficult to assist this less favoured population. The application based on a conversational agent can be introduced as an important tool to overcome this deficit with remote assistance and with a friendly language. This work aims to apply a conversational agent-based application on platforms that are accessed through a cell phone to stimulate the use of technology by the elderly, improve their mood and depressive processes, and promote the improvement of recent and long term memory. Platforms that use conversational agents for the stimulation of recent memory and long-term memory were thought of. Using the Amazon/Alexa® platform, two games were created to be applied to a group of elderly people. The use of conversational agent-based application facilitates the assimilation of concepts and the stimulation of memory in elderly people with cognitive difficulties. Such a tool is useful for caregivers and psychologists in the recovery of elderly people with cognitive and memory difficulties. The expected effect is that this cognitive stimulation is beneficial in improving depressive symptoms and cognitive status of the elderly | - |
Descrição: dc.description | 36 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conversacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idoso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idoso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativo móvel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conversational | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitive | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elderly | - |
Título: dc.title | Jogos cognitivos usando agentes conversacionais para idosos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: