Avaliação de maturidade na gestão por processos em uma empresa do segmento de óleo e gás: um estudo de caso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCardoso, Rodolfo-
Autor(es): dc.contributorSilva, Guido Vaz-
Autor(es): dc.contributorOliveira, André Ribeiro de-
Autor(es): dc.contributorNavarro, Leonardo Luiz Lima-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4129597681724445-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2359137203985173-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2359137203985173-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9847110744718539-
Autor(es): dc.creatorPrata, Fernando Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10931-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPG-MESC.2019.m.10382130707-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757059-
Descrição: dc.descriptionOs contratos são uma parte importante da estrutura de sustentação de uma organização, pois especificam as atividades executadas e os termos de responsabilidade de cada uma das partes em um acordo. O não cumprimento, total ou parcial, das disposições contratuais pode gerar inúmeros problemas. Com processos de negócio da gestão contratual fragmentados, como peças desconexas, é difícil ter condições de se visualizar o processo de ponta a ponta, muito menos de fazê-lo funcionar com regularidade. Processos desconexos não acrescentam nenhum valor direto para o cliente, porém não deixam de gerar custos. Diante do cenário citado o Business Process Management (BPM) se apresenta como uma disciplina gerencial que permite as empresas gerenciarem seus processos de forma adequada, para que eles consigam performar melhor e entregar valor aos clientes, surgindo como alternativa para atender a complexidade organizacional, a crescente exigência quanto à transparência nos negócios e aumento das transações através da Tecnologia da Informação. Essa pesquisa tem por objetivo geral avaliar a maturidade em gestão por processos de negócio (BPM) na unidade de análise e, com isso, subsidiar melhorias para a ação de gerentes e fiscais de contrato na execução de suas atividades. O método utilizado nesse estudo de caso se classifica como uma pesquisa aplicada, qualitativa e exploratória. Para avaliar a maturidade em BPM foi utilizado o Business Process Management Maturity Model (BPMMM) através da aplicação de questionário auto aplicado composto por quarenta e nove assertivas. Como resultado a unidade estudada está posicionada atualmente no nível 2-Definido e deseja-se atingir ao menos o nível 4-gerenciado de maturidade do BPMMM. Como principais contribuições destaca-se, possibilitar, a partir dos resultados obtidos, identificar oportunidades de melhoria no BPM da unidade de análise estudada e auxiliar na tomada de decisões quanto a esforços necessários para atingir o nível de maturidade almejado pela companhia-
Descrição: dc.descriptionContracts are an important part of an organization's sustainability structure because they specify the activities performed and the terms of responsibility of each party to an agreement. Failure to comply fully or partially with contractual provisions can generate numerous problems. With fragmented contract management business processes such as disconnected parts, it is difficult to be able to visualize the process from end to end, let alone to make it work regularly. Disjointed processes do not add any direct value to the customer, but they do not stop generating costs. Given this scenario, Business Process Management (BPM) presents itself as a managerial discipline that allows companies to manage their processes in an appropriate way, so that they can perform better and deliver value to clients, appearing as an alternative to attend organizational complexity, increasing demand for transparency in business and increased transactions through Information Technology. This research has as general objective to evaluate the maturity in Business Process Management (BPM) in the unit of analysis and, with this, to subsidize improvements for the action of managers and contract inspectors in the execution of their activities. The method used in this case study is classified as an applied, qualitative and exploratory research. To evaluate the maturity in BPM was used the Business Process Management Maturity Model (BPMMM) through the application of a self-applied questionnaire composed of forty-nine assertions. As a result the unit studied is currently positioned at the 2-Defined level and it is desired to achieve at least the 4-Managed maturity level of the BPMMM. As main contributions, it is possible to identify, from the results obtained, opportunities for improvement in the BPM of the unit of analysis studied and to assist in the decision making regarding the necessary efforts to reach the level of maturity sought by the company-
Descrição: dc.description151f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherRio das Ostras-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de processos de negócio-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem de processos-
Palavras-chave: dc.subjectBPM-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness process management-
Palavras-chave: dc.subjectÓleo combustível-
Palavras-chave: dc.subjectGás como combustível-
Título: dc.titleAvaliação de maturidade na gestão por processos em uma empresa do segmento de óleo e gás: um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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