Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Diez, Xoán Carlos Lagares | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:11690875522 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758659Y0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Barreto, Talita de Assis | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:95632566622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4476202754511567 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sebold, Maria Mercedes Riveiro Quintans | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:14900568722 | - |
Autor(es): dc.creator | Mattos, Ellen dos Santos Aboud do Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:45:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:45:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19386 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757048 | - |
Descrição: dc.description | In this paper we have analyzed from a glotopolitical approach and based on the argumentation theory apologetical texts written in Spanish. We have observed some arguments such as the unity of the Spanish language, the quantity of people who speak that language, its international relevance etc. We have noticed that there is no neutral discourse, and that behind the discourses supporting that language lies a political interest undertaken by both the Spanish government and by linguists related to Spanish institutions that try overvalue that language so that it can be influent enough to stand out in an international linguistic scenario. These policies to spread the Spanish language all over the world bring consequences to the language teaching process and can change the processes of planning corpus and status of that language at international levels, changing also the relationship with other languages. | - |
Descrição: dc.description | Nesta dissertação analisamos, apoiados em duas bases teóricas: a primeira da linguística textual, partindo de uma abordagem glotopolítica com autores como Haugen (2001), Calvet (2007) e Del Valle (2005) e a segunda, apoiados na teoria da argumentação com Perelman e Tyteca (2005), textos apologéticos da língua espanhola. Observamos alguns argumentos como: a unidade da língua espanhola, o número de falantes desta língua, o seu peso internacional, dentre outros. Vimos que não existe discurso neutro e que, por trás dos discursos em defesa dessa língua, subjaz um interesse político empreendido tanto pelo governo espanhol quanto por linguistas vinculados a instituições espanholas que tentam supervalorizar a língua para que ela ocupe um espaço de influência e compita num mercado linguístico internacional. Essas políticas de expansão internacional do espanhol têm consequências no processo de ensino da língua e podem modificar os processos de planejamento de corpus e status da língua num plano internacional, além de modificar as relações com outras línguas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Glotopolítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | políticas linguísticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | ideologias linguísticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | argumentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Glotopolitics | - |
Palavras-chave: dc.subject | linguistic policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | languages ideologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | argumentation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
Título: dc.title | Os discursos de elogio/defesa da língua espanhola | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: