Atravessamentos entre políticas curriculares nacionais e políticas de formação inicial de professores de ciências biológicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSelles, Sandra Lúcia Escovedo-
Autor(es): dc.contributorTerra, Dinah Vasconcellos-
Autor(es): dc.contributorAzevedo, Maicon da Costa-
Autor(es): dc.contributorSilva, Anderson Rocha da-
Autor(es): dc.contributorRocha, Maína Bertagna-
Autor(es): dc.creatorNogueira, Alessandra Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15959-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757046-
Descrição: dc.descriptionDescrição: Dissertação de Mestrado. O presente estudo tem como objetos a análise de políticas curriculares, dos editais do Programa de Institucional de Bolsas para Iniciação à docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP), buscando conexões com discursos de professores da escola. Pretende-se examinar as imbricações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos referidos editais, buscando compreender possíveis efeitos nas práticas dos supervisores, preceptores e futuros docentes que participam desses Programas no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal Fluminense. Metodologia e conteúdo: Esta dissertação tem como foco a formação de futuros professores de Ciências e Biologia, problematizando as práticas formativas no âmbito de políticas curriculares voltadas a cursos de licenciatura. Em especial, pretende compreender como as práticas formativas do Pibid e PRP, medeiam as relações entre universidade e escola na formação de futuros de professores e os atravessamentos destas práticas com políticas curriculares nacionais. A análise deste trabalho tem como embasamento teórico os estudos de Goodson (2011) e os conceitos de performatividade discutidos por Ball (2002). O estudo combina análise de fontes documentais: editais Pibid; edital PRP e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com a análise das entrevistas dos docentes supervisores/preceptores destes Programas. Conclusão: A análise realizada indica que, enquanto os editais prévios à 2018 sugerem uma relação com as DCN’s, percebe-se uma relação dos editais Pibid (2018) e PRP (2018) vinculada à BNCC, sugerindo uma política de formação docente que tende a homogeneizar os processos de constituição dos saberes docentes. Esta vinculação corrobora para se ignorar a multiplicidade de demandas próprias da docência e confirma um cenário performativo e de pós-profissionalismo descrito por Ball (2002)-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionMaster's thesis. The study focuses on the curricular policies, especially the Program of Institutional Scholarships for Initiation to Teaching (Pibid) and the Pedagogical Internship Program (PRP) in Brazil. The aims are to highlight connections between the discourses of schoolteachers in order to understand the imbrications with the National Curriculum Guidelines (NCDs) and the National Core Curriculum (BNCC) proposals. The purpose is to understand to what extent these imbrications can affect the practice of the future teachers who join both Programs. Methodology and Content: The analysis is theoretically based upon the studies of the curriculum developed by Goodson (2011) and the concepts of performativity described by Ball (2002). The dissertation focuses on the training of future science and biology teachers, problematizing formative practices within the context of curricular policies for undergraduate courses. The project aims to understand (i) to what extent the teacher training practices of the Pibid, mediate the relationships between university and school, regarding the preparation of future biology teachers; (ii) to what extent both curricular policies overlap university autonomy. The study combines analysis of documentary sources: official guidelines of the Pibid; PRP and National Core Curriculum (BNCC) with the analysis of the interviews of supervisory/preceptor teachers of both Programs. Conclusion: The analyses shows bounds among Pibid (2018), PRP (2018) and BNCC that confirm the statements of the teachers interviewed, suggesting a homogenization of those policies. The results suggest that teaching practices are under pressure to fulfill such patterns, which tend to ignore the multiplicity of demands. These results meet not only the concept of performance but also the post-professionalism scenario described by Ball (2002)-
Descrição: dc.description139 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectPibid-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectPibid-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Título: dc.titleAtravessamentos entre políticas curriculares nacionais e políticas de formação inicial de professores de ciências biológicas-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.