Gestão de processos em instituições de ensino:caso Universidade Veiga de Almeida

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZotes, Luis Perez-
Autor(es): dc.contributorCPF:65524873122-
Autor(es): dc.contributorSalles, Mara Telles-
Autor(es): dc.contributorCPF:74484745704-
Autor(es): dc.contributorMiyashita, Ricardo-
Autor(es): dc.contributorCPF:36897452222-
Autor(es): dc.contributorwww://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp-
Autor(es): dc.creatorSarquis, Antonio Carlos da Fonseca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2002-12-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21247-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757043-
Descrição: dc.descriptionThe great current chalienges faced by the countries are intimately related with continue and deep social transformations caused by the speed with that new scientiflc and technological knowledge have been generated. Nowadays, the complex demands of the societies are assisted by knowledge of scientific base. Besides, the generation of base technologies informs that it demands investments in research and technology. For so much, it is believed that is necessary a complete revision methodological and content in the universities, given that in the last decades the coming demands of the job market developed more quickly than the capacity of adaptation of the education system to assist them. The Universidade Veiga de Almeida, emphasizing the concept of the importance of customers and services rendered, implants the beginnings of the Administration of Processes, demonstrating that these, when applied with opportunity and correction, can present improvement of lhe teaching. One of the great problems faced by the academic administration, was the lack of information requested by the students, it is long in the service of their processes and the synergy lack between yours administrative sections. Then was created the General Qifice of Service appeared to the Students, that ii starts then to assume this integration paper, falling to the Coordinators of lhe courses an action returned to lhe side academic-pedagogic, what carted an improvement in the quality of the teaching of the courses of the UVA.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionOs grandes desafios atuais enfrentados pelos países estão intimamente relacionados com as continuas e profundas transformações sociais ocasionadas pela velocidade com que têm sido gerados novos conhecimentos científicos e tecnolôgicos. Atualmente, as complexas demandas das sociedades são atendidas por conhecimentos de base científica. Além disso, a geração de tecnologias de base cientifica que exige investimentos em pesquisa e tecnologia. Para tanto, acredita-se que é necessário uma completa revisão metodológica e de conteúdo nos cursos superiores, dado que nas últimas décadas as exigências provenientes do mercado de trabalho evoluiram mais rapidamente do que a capacidade de adaptação do sistema educacional para atendê-las. A Universidade Veiga de Almeida, enfatizando a importância do conceito cliente e prestadores de serviços, implanta os princípios da Gestão de Processos, demonstrando que estes, quando aplicados com oportunidade e correção, podem apresentar direcionamento para a melhoria do ensino. Um dos grandes problemas enfrentados pela administração acadêmica, era a falta de informações requeridas pelos alunos, demora no atendimento de seus processos e a falta de sinergia entre seus e setores administrativos. Daí surgiu a Secretaria Geral de Atendimento aos Alunos, que passa então a assumir este papel integrador, cabendo aos Coordenadores dos cursos uma ação voltada para o lado acadêmico-pedagógico, o que acarretou uma melhoria na qualidade do ensino dos cursos da UVA.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade total na educação-
Palavras-chave: dc.subjectQuality of the teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleGestão de processos em instituições de ensino:caso Universidade Veiga de Almeida-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.