Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Júlio César Medeiros da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0622330173835144 | - |
Autor(es): dc.contributor | Botelho, Patrick Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Silvio Cezar de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6615962296256883 | - |
Autor(es): dc.creator | Felix, Mayara Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:45:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:45:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24926 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757035 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho apresenta a proposta de ser uma análise e reflexão sobre a formação de professores pretos no Município de Santo Antônio de Pádua, interior do Estado do Rio de janeiro. Buscando encontrar dados ou estimativas que apontem o número de professores pretos da rede municipal. A pesquisa aborda a trajetória histórica que viveu a população preta desde os tempos em que foi vítima do processo de escravidão, passando pelo período colonial, imperial e o pós abolicionista, dialogando com a legislação educacional da época até o surgimento no ano de 2003 da lei 10.639. O trabalho contempla ainda um estudo sobre as grades curriculares de duas instituições públicas que oferecem cursos de formação de professores, percebendo se essas Universidades oferecem em suas grades curriculares disciplinas com a temática étnico racial. Por fim utilizando a metodologia qualitativa com apoio de um questionário realizamos entrevistas com docentes pretos da cidade destacando; sua formação, suas vivências nos espaços escolares e seus desafios. | - |
Descrição: dc.description | The present work presents the proposal to be an analysis and reflection on the formation of black teachers in the Municipality of Santo Antônio de Pádua interior of the State of Rio de Janeiro. Seeking to find data or estimates that point to the number of black teachers in the municipal network. The research addresses the historical trajectory that the black population lived from the time they were victims of the slavery process, going through the colonial, imperial and post abolitionist periods, dialoguing with the educational legislation of the time until the emergence in 2003 of law 10.639 .The work also includes a study on the curricular grids of two public institutions that offer teacher training courses, realizing whether these Universities offer disciplines with racial ethnic themes in their curricular grids. Finally, using qualitative methodology with the support of a questionnaire, we conducted interviews with black teachers from the city highlighting; their training, their experiences in school spaces and their challenges. | - |
Descrição: dc.description | 62 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | População Preta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Black Population | - |
Palavras-chave: dc.subject | School | - |
Título: dc.title | Da senzala a sala de aula: a docência preta em Santo Antônio de Pádua | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: