Da senzala a sala de aula: a docência preta em Santo Antônio de Pádua

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Júlio César Medeiros da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0622330173835144-
Autor(es): dc.contributorBotelho, Patrick Silva-
Autor(es): dc.contributorLima, Silvio Cezar de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6615962296256883-
Autor(es): dc.creatorFelix, Mayara Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24926-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757035-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho apresenta a proposta de ser uma análise e reflexão sobre a formação de professores pretos no Município de Santo Antônio de Pádua, interior do Estado do Rio de janeiro. Buscando encontrar dados ou estimativas que apontem o número de professores pretos da rede municipal. A pesquisa aborda a trajetória histórica que viveu a população preta desde os tempos em que foi vítima do processo de escravidão, passando pelo período colonial, imperial e o pós abolicionista, dialogando com a legislação educacional da época até o surgimento no ano de 2003 da lei 10.639. O trabalho contempla ainda um estudo sobre as grades curriculares de duas instituições públicas que oferecem cursos de formação de professores, percebendo se essas Universidades oferecem em suas grades curriculares disciplinas com a temática étnico racial. Por fim utilizando a metodologia qualitativa com apoio de um questionário realizamos entrevistas com docentes pretos da cidade destacando; sua formação, suas vivências nos espaços escolares e seus desafios.-
Descrição: dc.descriptionThe present work presents the proposal to be an analysis and reflection on the formation of black teachers in the Municipality of Santo Antônio de Pádua interior of the State of Rio de Janeiro. Seeking to find data or estimates that point to the number of black teachers in the municipal network. The research addresses the historical trajectory that the black population lived from the time they were victims of the slavery process, going through the colonial, imperial and post abolitionist periods, dialoguing with the educational legislation of the time until the emergence in 2003 of law 10.639 .The work also includes a study on the curricular grids of two public institutions that offer teacher training courses, realizing whether these Universities offer disciplines with racial ethnic themes in their curricular grids. Finally, using qualitative methodology with the support of a questionnaire, we conducted interviews with black teachers from the city highlighting; their training, their experiences in school spaces and their challenges.-
Descrição: dc.description62 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professores-
Palavras-chave: dc.subjectPopulação Preta-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher Education-
Palavras-chave: dc.subjectBlack Population-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Título: dc.titleDa senzala a sala de aula: a docência preta em Santo Antônio de Pádua-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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