Pedagogia para além do espaço escolar: descobrindo lugares de ser pedagoga na pandemia Covid-19

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaiva, Fernando de Souza-
Autor(es): dc.creatorSilva, Larissa Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27888-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757024-
Descrição: dc.descriptionA campo da Pedagogia tem se fortalecido mediante às extensas possibilidades de atuação do Pedagogo em contextos educacionais. Desta forma, entende-se que o “ser pedagogo” e o fazer pedagógico são elementos que ultrapassam os limites do âmbito formal da educação, chegando a diferentes lugares. Mediante tais sinalizações, compreender o papel histórico da Pedagogia, enquanto ciência da educação, dentro de um contexto filosófico-epistemológico é essencial para necessárias e múltiplas reflexões acerca do desenvolvimento e expansão deste campo na contemporaneidade. Destarte, a presente pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e documental tem como objetivo compartilhar experiências de construção do ser Pedagogo para além do ambiente escolar, vivenciadas na Pandemia Covid-19, no âmbito da disciplina “PCH-00151 Pesquisa e Prática Educativa IV” do curso de Pedagogia do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES/UFF), no ano de 2021. Para tanto, o estudo recupera algumas bases históricas do campo da Pedagogia ao longo dos séculos e nos últimos anos, sinalizando para outros possíveis lugares de atuação do Pedagogo na contemporaneidade, também presentes na legislação educacional brasileira vigente. Como uma dessas possibilidades, o estudo apresenta o relato de uma experiência desenvolvida mediante o lugar de “ser pedagogo” na Escola Dominical Infantil da Igreja Metodista em Campo Alegre, no município de Santo Antônio de Pádua, - abordagem metodológica que complementa o objetivo do estudo -, busca exemplificar a possibilidade de atuação do Pedagogo para além do espaço escolar, firmando a docência como sua base de formação. Dentre as inúmeras possibilidades, o estudo conclui que por meio de uma boa formação acadêmica e com informações complementares sobre as inúmeras possibilidades de atuação do Pedagogo em diversos lugares, tanto no contexto escolar quanto para além dele, o aluno do curso de Pedagogia do INFES poderá vivenciar experiências de sua escolha que possibilitarão ao mesmo conhecer realidades diferentes e enriquecedoras que afirmarão o seu lugar de “ser pedagogo” na sociedade.-
Descrição: dc.descriptionThe field of Pedagogy has been strengthened through the extensive possibilities for Pedagogues to work in educational contexts. In this way, it is understood that “being a pedagogue” and doing pedagogy are elements that go beyond the limits of the formal scope of education, reaching different places. Through such indications, understanding the historical role of Pedagogy, as a science of education, within a philosophical-epistemological context is essential for the necessary and multiple reflections on the development and expansion of this field in contemporary times. Thus, the present research, with a qualitative approach of the bibliographical and documentary type, aims to share experiences of construction of being a Pedagogue beyond the school environment, experienced in the Covid-19 Pandemic, within the scope of the discipline “PCH-00151 Educational Research and Practice IV” of the Pedagogy course at the Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES/UFF), in the year 2021. To this end, the study recovers some historical bases of the field of Pedagogy over the centuries and in recent years, pointing to other possible places of performance of the Pedagogue in contemporary times, also present in the current Brazilian educational legislation. As one of these possibilities, the study presents the report of an experience developed through the place of "being a pedagogue" in the Sunday School for Children of the Methodist Church in Campo Alegre, in the municipality of Santo Antônio de Pádua, - a methodological approach that complements the objective of the study -, seeks to exemplify the possibility of the Pedagogue acting beyond the school space, establishing teaching as its training base. Among the many possibilities, the study concludes that through a good academic background and with additional information about the many possibilities for the Pedagogue to work in different places, both in the school context and beyond, the student of the Pedagogy course at INFES will be able to live experiences of your choice that will allow you to know different and enriching realities that will affirm your place of “being a pedagogue” in society.-
Descrição: dc.description35 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCurso de Pedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectSer Pedagogo-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia para além do espaço escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogy Course-
Palavras-chave: dc.subjectBeing a Pedagogue-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogy beyiond the school space-
Título: dc.titlePedagogia para além do espaço escolar: descobrindo lugares de ser pedagoga na pandemia Covid-19-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.