Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Beiral, Hellen Jannisy Vieira | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Vitor Acioly | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Eduardo Oliveira Ribeiro de | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Beatriz Vidal de Barros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:45:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:45:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27932 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757020 | - |
Descrição: dc.description | No contexto educativo tem-se que a educação é direito de todos, assegurada por legislação e políticas públicas, que definem a qualidade do ensino que deve ser ofertada em todas as modalidades, desde a alfabetização até o ensino superior. Diante desse pressuposto, pensa-se muito em como as inovações metodológicas que tratam a respeito do Ensino de Física podem auxiliar na educação formal, na formação de cidadãos respeitados e ativos positivamente na sociedade. O presente trabalho possui como objetivo central identificar na literatura as lacunas do ensino de Física que surgem nas práticas educativas desenvolvidas nos ambientes da modalidade de educação de jovens e adultos em medidas socioeducativas no país. Para realizar tal discussão foi feita uma análise diante das competências que estão envoltas não só na literatura, mas também nas legislações vigentes, bem como nos dizeres da Base Nacional Comum Curricular, buscando refletir sobre as metodologias e a importância da presença dos conceitos de Física em tal modalidade de ensino. A metodologia desenvolvida no trabalho foi realizada por análise das resoluções e legislações, além de levantamento bibliográfico através de artigos científicos que discutem e analisam a temática. As análises realizadas tanto nos documentos legais quanto nas publicações científicas indicam caminhos para o enfrentamento de desafios que precisam ser superados na perspectiva do ensino de Física na EJA em medida socioeducativa. | - |
Descrição: dc.description | In the educational context, education is everyone's right, guaranteed by legislation and public policies, which define the quality of education that must be offered in all modalities, from literacy to higher education. Given this assumption, much thought is given to how the methodological innovations that deal with the Teaching of Physics can help in formal education, in the formation of respected and positively active citizens in society. The main objective of this work is to identify, in the literature, gaps in Physics teaching that arise in educational practices developed in environments of Youth and Adult Education in socio-educational measures in the country. To carry out such a discussion, an analysis was made of the competencies that are involved not only in the literature, but also in current legislation, as well as in the words of the National Common Curricular Base, seeking to reflect on the methodologies and the importance of the presence of Physics concepts in this type of teaching. The methodology developed in the work was carried out by analyzing resolutions and legislation, in addition to a bibliographical survey through scientific articles that discuss and analyze the theme. The analyzis were carried out both in legal documents and in scientific publications, and indicate ways to face challenges that need to be overcome from the perspective of teaching Physics in YAE in a socio-educational measure. | - |
Descrição: dc.description | 39 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias de Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medidas Socioeducativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias de Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medidas Socioeducativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching Methodologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youth and Adult Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socio-educational Measures | - |
Título: dc.title | O ensino de física para estudantes da EJA em privação de liberdade: levantamento bibliográfico e perspectivas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: