Abordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shop

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Guido Vaz-
Autor(es): dc.contributorNarcizo, Ramon Baptista-
Autor(es): dc.contributorSilva, Carlos Eduardo Lopes da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9883880179207671-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9847110744718539-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9847110744718539-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7279474254883059-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3661779648574360-
Autor(es): dc.creatorSouza, Juliana Machado Azevedo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13191-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPG-MESC.2019.m.14165429732-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757017-
Descrição: dc.descriptionA tendência de humanização de animais de estimação é crescente, gerando maior entendimento das necessidades especiais de cuidados intrínsecos. Dessa forma, surgem os Pet Shops, lojas especializadas em animais de estimação, em especial, cães, gatos, aves e peixes, as quais comercializam alimentos, roupas, brinquedos, perfumes, acessórios, remédios, animais de pequeno porte e serviços. O setor de pets atingiu R$18,9 bilhões em faturamento, em 2016 e, independente da crise econômica, o Brasil é o terceiro maior mercado mundial de pet, representando 5,14% de um total de US$ 105,3 bilhões de faturamento em 2016. O número de Pet Shops no Brasil aumenta a cada ano, bem como o aumento da importância dos pets para seus tutores. Dessa forma, o mercado de Pets Shop está tendo que se reestruturar, para cada vez mais atender às necessidades dos consumidores. Para alcançar a vantagem competitiva almejada, as empresas buscam por funcionários capazes de solucionar problemas de forma criativa e inovadora. Seguindo essa lógica, o uso de estratégias do Design Thinking permite o desenvolvimento de habilidades e processos utilizados por designers, para que assim, cada indivíduo consiga contribuir com soluções inovadoras de problemas complexos. Este trabalho apresenta um projeto de serviços realizado em um Pet Shop localizado em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, tendo por objetivo o estudo de metodologias e ferramentas do Design Thinking e Design de Serviço para a reflexão de um projeto de serviços, com modelo de negócios competitivo e inovador, para o setor de Pet Shop. O emprego dessa sistemática possibilitou maior conhecimento sobre Design Thinking e, como resultado, obteve-se três telas de modelos de negócios inovadores para o setor de Pet Shop, além de vinte e duas ideias geradas, das quais três foram prototipadas-
Descrição: dc.descriptionThe trend towards humanization of pets has increased over the years, generating greater knowledge of the necessity of intrinsic care. It leads to the rise of Pet Shops, specialized stores on domesticated animals like dogs, cats, birds and fish. These stores sell food, clothing, toys, perfumes, accessories, medicine, small animals and services. The pet sector reached R$ 18.9 billion in sales in 2016 and, regardless of the economic crisis, Brazil is the third largest world pet market, accounting for 5.14% of a total of $ 105.3 billion in sales in 2016. The number of pet shops in Brazil increases each year, as well as the importance of pets for their tutors. Therefore, the Pet Shop market is having to restructure itself to meet the needs of consumers. To achieve the desired competitive advantage, companies look for employees who are able to solve problems creatively and innovatively. The use of Design Thinking strategies allows the development of skills and processes used by designers, in a way that each individual can contribute with innovative solutions to complex problems. This paper presents a business project conducted in a Pet Shop located in Nova Friburgo, Rio de Janeiro to study Design Thinking methodologies and tools and service design focussing on a competitive and innovative business model in the Market of Pet Shop. The use of this system made possible a knowledge about Design Thinking that leaded to twenty-two ideas. As a result, we obtained three screens of innovative business models for Pet Shops which were prototyped-
Descrição: dc.description108f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherRio das Ostras-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDesign thinking-
Palavras-chave: dc.subjectDesign de serviço-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de negócios-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness model canvas-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de serviços-
Palavras-chave: dc.subjectPet shop-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de negócio-
Palavras-chave: dc.subjectDesign thinking-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de serviço-
Palavras-chave: dc.subjectLoja de produto para animal-
Palavras-chave: dc.subjectDesign thinking-
Palavras-chave: dc.subjectService design-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness model-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness model canvas-
Palavras-chave: dc.subjectService project-
Palavras-chave: dc.subjectPet shop-
Título: dc.titleAbordagem design thinking no desenvolvimento de projeto de serviços para o setor de pet shop-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.