Concepções de autismo à luz das políticas públicas educacionais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPisetta, Maria Angélica Augusto de Mello-
Autor(es): dc.contributorArreguy, Marília Etienne-
Autor(es): dc.contributorMelo, Rosane Braga de-
Autor(es): dc.creatorMarques, Thayná Marracho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30952-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757010-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho objetivou compreender as concepções de autismo presentes nas políticas públicas educacionais. Para isso, caracterizamos esta pesquisa a partir da pesquisa social e da pesquisa qualitativa em educação. Como metodologia utilizou-se a análise documental com o objetivo de identificar as concepções de autismo em documentos legais nacionais a partir do século XXI. Como resultados obtidos, foi possível identificar que as políticas públicas educacionais, ao longo da história, demonstram uma adesão a diferentes perspectivas, como as biomédicas e assistencialistas, relegando, assim, um lugar de paciente às pessoas com necessidades educacionais específicas no campo educacional. Portanto, para garantir e defender o lugar de estudante do autista no sistema educacional inclusivo, são necessários caminhos que garantam a efetividade dos seus direitos. Nesse sentido, sugerimos o Plano Educacional Individualizado (PEI) como importante estratégia educacional para a garantia das dimensões de aprendizagem, participação e expressão da sua subjetividade.-
Descrição: dc.descriptionThe present work aimed to understand the conceptions of autism present in educational public policies. For this, we characterize this research from social research and qualitative research in education. As a methodology, document analysis and content analysis were used in order to identify the conceptions of autism in national legal documents from the 21st century. As results obtained, it was possible to identify that educational public policies throughout history demonstrate adherence to different perspectives such as biomedical and welfare, thus relegating a patient's place to people with specific educational needs in the educational field. Therefore, to guarantee and defend the place of students with autism in the inclusive educational system, ways are needed to guarantee the effectiveness of their rights. In this sense, we suggest the Individualized Educational Plan as an important educational strategy to guarantee the dimensions of learning, participation and expression of subjectivity.-
Descrição: dc.description139 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especial-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas Públicas Educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno autístico-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectAutism-
Palavras-chave: dc.subjectSpecial education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational Public Policies-
Título: dc.titleConcepções de autismo à luz das políticas públicas educacionais-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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