Alinhamento entre as competências fundamentais demandadas pelos programas de trainees de gestão e o ensino de graduação em administração: um estudo de caso na cidade do Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMariano, Sandra Regina Holanda-
Autor(es): dc.contributorRodriguez, Martius Vicente Rodriguez Y-
Autor(es): dc.contributorhtpp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacv-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Julio Cezar Del Rio Chagas de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-12-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20500-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757008-
Descrição: dc.descriptionThe competence theme has become more and more important to employees, employers and young adults looking for their first job. The educational systems, especially the universities, have always tried to prepare individuals who are capable of adapting to new realities, and of acquiring new competences. Therefore these universities formulate their educational programs that aim at developing the student s ability to perform well in the job market. Understanding the alignment between the essential competences demanded by companies in their selection of business administration trainees and what is offered by the graduation courses in Business Administration is the aim of this paper. In this exploratory study, four coordinators of Business administration courses and three managers of trainee programs were interviewed. The research revealed significant evidence of a non-alignment between the essential competences demanded by companies and the educational programs offered by the researched courses-
Descrição: dc.descriptionO tema competência tem se tornado cada dia mais importante para empregados, empregadores e jovens à procura da primeira oportunidade de trabalho. Os sistemas educacionais, em especial as universidades, preocupam-se em formar indivíduos capazes de se adaptar a novas realidades adquirindo novas competências. Para isto formulam conteúdos programáticos objetivando desenvolver a capacidade do aluno para atuar de maneira competente no mercado de trabalho. Compreender o alinhamento entre as competências essenciais demandadas pelas empresas nos seus processos seletivos para TRAINEES de gestão e a formação de graduação em Administração é o objetivo desta dissertação. Neste estudo exploratório, foram entrevistados quatro Coordenadores dos Cursos de Administração e três gestores de empresas que possuem programas de TRAINEES . A pesquisa revelou evidências significativas do não alinhamento entre as competências essenciais demandadas pelas empresas e a formação oferecida pelos cursos pesquisados-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências. Trainees. Mercado de Trabalho. Universidade. Graduação em Administração.-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAlinhamento entre as competências fundamentais demandadas pelos programas de trainees de gestão e o ensino de graduação em administração: um estudo de caso na cidade do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.