Análise da aplicação de unidade didática para o ensino de atomística sob a perspectiva do desenho universal para a aprendizagem (DUA)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCrittelli, Beatriz Cavalheiro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7339478176562437-
Autor(es): dc.contributorAssai, Natany Dayani de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3408510368371388-
Autor(es): dc.contributorPrais, Jacqueline Lidiane de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5351398531043105-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4704184152622710-
Autor(es): dc.creatorSouza, Mariana Leite Cavalcanti de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27729-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756994-
Descrição: dc.descriptionA disciplina de química exige dos estudantes alto nível de abstração e compreensão à nível microscópico, o que torna este componente curricular complexo e dissociado da realidade do aluno. A concepção errônea de conceitos químicos iniciais torna o processo de ensino-aprendizagem ainda mais difícil ao longo dos três anos de Ensino Médio. Por isso, este trabalho propõe uma sequência didática sobre a evolução dos modelos atômicos alternativa à tradicionalmente utilizada em sala de aula por seguir os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Geralmente, os fatos históricos são apresentados de forma desconexa e repletos de analogia que dificultam a compreensão real do que vem a ser um modelo científico. Os três princípios do DUA - representação, ação e expressão, e engajamento – foram escolhidos como suporte teórico para o desenvolvimento da sequência didática. Diversas ações educativas foram realizadas a fim de satisfazer os pontos de verificação apontados pelo DUA. Vale ressaltar que o DUA oferece subsídios para a inclusão de alunos com deficiência de forma efetiva, mas é uma abordagem que potencializa a aprendizagem de todos. Logo, serão beneficiados alunos com ou sem deficiência e/ou transtornos de aprendizagem. Além disso, em última instância, contempla-se as inteligências múltiplas dos alunos e toda a diversidade de uma sala de aula altamente heterogênea. O produto educacional derivado dessa proposta foi aplicado na modalidade presencial para três turmas da 1º série do Ensino Médio do Colégio X (nome fictício usado para o colégio em que o produto foi aplicado). O cenário de pós pandemia requer recuperar a defasagem na aprendizagem dos alunos assim como a retomada da rotina de estudos e o interesse por aprender-
Descrição: dc.descriptionThe subject of chemistry requires students to have a high level of abstraction and understanding at the microscopic level, which makes this curricular component complex and disconnected from the student's reality. The misconception of initial chemical concepts makes the teaching-learning process even more difficult throughout the three years of high school. Therefore, this paper proposes a didactic sequence about the Evolution of Atomic Models that is an alternative to the one traditionally used in the classroom by following the principles of Universal Design for Learning (UDL). Usually, the historical facts are presented in a disconnected way and full of analogies that hinder the real understanding of what a scientific model is. The Three Principles of UDL - representation, action and expression, and engagement - were chosen as the theoretical support for the development of the didactic sequence. Several educational actions were carried out in order to satisfy the Verification Points pointed out by UDL. It is worth noting that UDL offers subsidies for the effective inclusion of students with disabilities, but it is an approach that enhances the learning of all. Therefore, students with or without disabilities and/or learning disabilities will benefit from it. In addition, ultimately, the multiple intelligences of students and all the diversity of a highly heterogeneous classroom are taken into account. The Educational Product derived from this proposal was applied in the face-to-face modality to three 1st grade classes of the High School of college X. The post-pandemic scenario requires recovering the learning gap of the students as well as the resumption of the study routine and interest in learning-
Descrição: dc.description137 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho universal para a aprendizagem (DUA)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectUnidade didática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectModelos atômicos-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCompreensão-
Palavras-chave: dc.subjectUniversal design for learning-
Palavras-chave: dc.subjectUDL-
Palavras-chave: dc.subjectSchool inclusion-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectAtomic models-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching of chemistry-
Título: dc.titleAnálise da aplicação de unidade didática para o ensino de atomística sob a perspectiva do desenho universal para a aprendizagem (DUA)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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