Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Ana Cláudia Pedrosa de | - |
Autor(es): dc.contributor | Kronemberger, Thais Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | Bubnoff, Sirlei Aparecida de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Nogueira, Nathália Junca | - |
Autor(es): dc.creator | Carreira, Alexssandro Pereira Maldonado | - |
Autor(es): dc.creator | Rebouças, Jéssica da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Gouvêa, Soraia Rita Luiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:45:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:45:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4618 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756981 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo tem como objetivo analisar a prática da gestão social a partir da efetividade das experiências do Orçamento Participativo nas cidades brasileiras, com intuito de responder se de fato elas atendem as demandas da população, observando também seus avanços e desafios. Após vinte anos da implantação desta ferramenta no Brasil motivou-se identificar teoricamente sua funcionalidade, para isto, foram escolhidas cinco cidades brasileiras acima de um milhão de habitantes e com mais de 10 anos desde sua primeira experiência. Optou-se por evidenciar o Orçamento Participativo como ferramenta social nas cidades com metodologia qualitativa teórica e argumentos de diversos autores sobre o conceito do estudo. Dessa forma, após análise foram encontradas dificuldades que deverão ser superadas, como falta de transparência e divulgação das informações. Porém, houve avanços, tais como o uso da tecnologia pela população e governo, permitindo traçar um panorama desta ferramenta e contribuindo para que fosse possível identificar as características desta ferramenta. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orçamento Participativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orçamento participativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participação social | - |
Título: dc.title | Gestão social: panorama das experiências de Orçamento Participativo no Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: