Novos materiais de humor como recursos didáticos no ensino de Física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorLopes, Maria Emilia Xavier Guimarães-
Autor(es): dc.contributorAnjos, Roberto Meigikos dos-
Autor(es): dc.creatorAreias, Priscila dos Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23273-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756959-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho consiste no estudo sobre o potencial de memes, gifs e vídeos de curta duração em looping (VCDL) como mais uma opção de recursos didáticos, com viés de humor, a ser aplicado no ensino de Física na Educação Básica. Por meio de levantamento bibliográfico sobre a significação de cada um desses recursos da comunicação, foi possível perceber a viabilidade de utilizá-los no processo de transposição didática. Na ausência de um currículo oficial para a disciplina Física no Ensino Médio, recorremos a uma análise sobre os objetos de conhecimento presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em obras didáticas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) do triênio 2018-2020 comparativamente ao conteúdo de Física presente no amplo universo de recurso de humor disponível na internet com potencial de adaptabilidade ao meio educacional. Assim, além da legitimação do potencial no ensino de Física, foi possível alcançar os objetivos geral e específicos estabelecidos – Geral: Contribuir para que haja uma aproximação entre as práticas educativas em aulas de Física do Ensino Médio e os recursos tecnológicos familiares aos jovens fora do contexto escolar; Específicos: Explorar o humor presente nos memes, animações (Gifs) e VCDL como elemento motivador à aprendizagem da Física na escola; organizar uma coletânea de memes com potencial para uso como recurso didático no ensino de Física; selecionar e/ou produzir, a partir de vídeos na internet, pelo menos 10 VCLD com conteúdos afins aos objetos de ensino de Física; divulgar, por diferentes meios, o material organizado ou produzido. Complementarmente a esses acervos e com a intenção de ilustrar as possibilidades de uso dos recursos de humor, são exemplificadas atividades didáticas com memes e VCDL. Por fim, ressalta-se que, além da facilidade na aplicação, seu uso é útil e necessário, tanto na perspectiva docente quanto na discente, pois o alunado está em constante e contínuo contato com a Internet e o professor precisa inovar sua prática adaptando-se ao meio digital, quebrando a falsa ideia de especialização para tal.-
Descrição: dc.descriptionThis work consists in a potential study of memes, gifs and looping short duration videos (VCDL) as another opition of didactic resources, with a humor bias, to be applied in the teaching of Physics in the Basic Education. By a bibliography survey about the signification of each one of the comunication resources, it was possible to see the feasibility of using them in the didactic transposition process. In an absence of an official curriculum for subject of Physics in the secondary school, we resorted to an analysis of the knowledge objects presents in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) [Common National Curriculum Base] and in didactic works of Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) [National Book and Didatic Material Program] of 2018-2020 triennium compared to the Physics content present in the wide universe of the humor resource available on the internet with adaptability potential to the educacional environment. Thus, in addition to the legitimization of the potential in the teaching of Physics, it was possible to achieve the general and specific objectives establishedGeneral: Contribute to have an approximation between educational practices in secondary school Physics classes and technological resources familiar to young people outside the school context; Specific: Explore the humor presents in memes, animations (Gifs) and VCDL as a motivating element for learning Physics at school; organize a collection of memes with potential for use as a teaching resource in Physics teaching; select and/or produce, from videos on the internet, at least 10 VCLD with contents related to the objects of teaching Physics; disseminate, through different means, the material organized or produced. In addition to these collections and with the intention of illustrating the possibilities of using humor resources, didactic activities with memes and VCDL are exemplified. Finally, it is noteworthy that, in addition to being easy to apply, its use is useful and necessary, both from the teacher and student perspective, as the students are in constant and continuous contact with the Internet and the teacher needs to innovate their practice by adapting it to the digital environment, breaking the false idea of specialization for such.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectHumor-
Palavras-chave: dc.subjectNovas Tecnologias-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos Didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectHumor-
Palavras-chave: dc.subjectNovas tecnologias-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching Physics-
Palavras-chave: dc.subjectHumor-
Palavras-chave: dc.subjectNew technologies-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic resources-
Título: dc.titleNovos materiais de humor como recursos didáticos no ensino de Física-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.