Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Luiza Dorneles da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7316381615906237 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Luciana Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4145702649619857 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Ana Leticia Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4189935183658769 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7316381615906237 | - |
Autor(es): dc.creator | Ramalho, Clara Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:45:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:45:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26852 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756953 | - |
Descrição: dc.description | Segundo o Ministério da saúde, o aleitamento materno pode ser definido como a prática e m que a criança se alimenta de leite materno independentemente de esta r se alimentando ou não de outros tipos de alimentos e deve ser realizado exclusivamente por seis meses e complementado até os 2 anos de idade da criança (BRASIL, 2009). Neste sentido, uma gestante pode ter um conhecimento prévio do que pode ser o aleitamento materno para ela, mas que pode ser completamente diferente d o que real mente a prática significa. A falta de informação, a cultura, situação econômica e familiar são exemplos de fator es que podem influenciar no conhecimento que a gestante tem acerca do aleitamento. Por isto, cabe aos profissionais de saúde, principalmente a enfermagem, a orientar e realizar práticas educativas a fim de estimular e ensinar a importância e os benefícios do aleitamento materno caso o conhecimento dessas gestantes seja deficiente , originando a hipótese deste estudo: o conhecimento das gestantes sobre o aleitamento materno é restrito quanto à importância dos benefícios gerados sobre o binômio mãe filho Objetivou se avaliar o conhecimento das gestantes sobre o aleitamento materno Trata se de um estudo com abordagem quantitativa e descritiva, na qual 19 gestantes foram entrevistadas com uso de instrumentos estruturados que abordam os dados sociodemográficos e o conhecimento sobre o aleitamento materno (Knowl), sendo este último contendo afirmativas verdadeiras e falsas, onde as gestantes assinalaram , na concepção delas, as respostas corretas. Os dados foram tratados com estatística descritiva . Ao analisar os d ados e ao realizar a média final identificou se que as gestantes obtiveram um conhecimento bom sobre o aleitamento materno (81,6%). Conclui se que a hipótese foi contrariada, mostrando que essas gestantes possuem conhecimento bom sobre os benefícios do aleitamento materno. | - |
Descrição: dc.description | According to the Ministry of Health, breastfeeding can be defined as the practice in which the child feeds on breast milk regardless of whether or not they are eating other types of food and should be exclusively for six months and supplemented until two years old (BRAZIL, 2009). In this sense, a pregnant woman may have a prior knowledge of what breastfeeding may be for her, but it may be completely different from what the practice really means. Lack of information, culture, economic and family situation are examples of factors that may influence the knowledge that the pregnant woman has about breastfeeding. Therefore, it is up to health professionals, especially nursing, to guide and perform educational practices in order to stimulate and teach the importance and benefits of breastfeeding if the knowledge of these pregnant women is deficient, giving rise to the hypothesis of this study: the knowledge of pregnant women about breastfeeding is restricted as to the importance of the benefits generated on the mother-child binomial. This study aimed to evaluate the knowledge of pregnant women about breastfeeding. This is a study with quantitative and descriptive approach, in which 19 pregnant women were interviewed using structured instruments that address sociodemographic data and knowledge about breastfeeding (Knowl), the latter containing true and false statements, where the pregnant women indicated, in their conception, the correct answers. Data were treated with descriptive statistics. By analyzing the data and performing the final average, it was found that pregnant women had a good knowledge about breastfeeding (81.6%). It was concluded that the hypothesis was contradicted, showing that these pregnant women have good knowledge about the benefits of breastfeeding. | - |
Descrição: dc.description | 59 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aleitamento materno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde da criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cuidados de enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Breastfeeding | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pregnant women | - |
Título: dc.title | Avaliação do conhecimento de gestantes sobre o aleitamento materno | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: