Literatura e quadrinhos: diálogos na sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChiarelli, Stefania Rota-
Autor(es): dc.contributorDias, André-
Autor(es): dc.contributorDealtry, Giovanna-
Autor(es): dc.creatorBarcellos, Renata Silvano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21780-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756943-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho aborda a relação da literatura com os quadrinhos e como isso pode influenciar na formação do prazer à prática de leitura, através do diálogo entre as referidas linguagens. Para isso, serão analisadas literatura e HQs, postas em interconexão, com objetivo de verificar como a escola e os professores se colocam diante desses novos arranjos para o ensino, em especial no momento de pandemia. O objeto de pesquisa será o livro Dois irmãos, de Milton Hatoum, e a HQ Dois irmãos, dos autores Fábio Moon e Gabriel Bá, privilegiando o estudo deste último, como gênero autônomo e híbrido, verificando como se dá o trânsito de linguagens e de que forma o recurso da adaptação pode ser enriquecedor dentro da sala de aula do ensino básico. O objetivo principal é incentivar a prática de leitura de diferentes linguagens e mídias, através da ação do professor-mediador, relacionando a literatura aos quadrinhos como um instrumento capaz de aproximar ou reaproximar o estudante das aulas de literatura, com a finalidade de promover diálogo entre as artes. A pesquisa se pautará em autores como Vera Lúcia Follain de Figueiredo, que discute os conceitos de literatura e sua adaptação para outras mídias, além de Tzvetan Todorov, José Paulo Paes e Rildo Cosson, que trazem reflexões acerca do ensino de literatura nas escolas. Além dessas referências, André Dias, Beatriz Feres e Ivo do Rosário, que se debruçam sobre teoria e prática do ensino de leitura na escola, contando com a colaboração de professores atuantes no ensino básico na escrita do livro. Ainda como suporte teórico se fazem presentes Adalberto Müller e Julia Scamparini, que abordam a temática da adaptação como resultados diferentes das linguagens artísticas cada vez mais interligadas, além de Scott Mc Cloud e Will Eisner, especialistas em quadrinhos-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis work addresses the relationship between literature and comics and how it can influence the formation of pleasure in the practice of reading through the dialogue between these languages. For this, literature and comic books will be analysed, put in interconnection, with the objective of verifying how the school and the teachers are placed before these new teaching arrangements, especially in the time of a global pandemic. The research object will be the book Dois irmãos, by Milton Hatoum, and the comic Dois irmãos, by the authors Fábio Moon and Gabriel Bá, privileging the study of the latter, as an autonomous and hybrid genre, verifying how the transit of languages takes place and how the adaptation resource can be enriching within the basic education classroom. The main objective is to encourage the practice of reading different languages and media, through the action of the teacher-mediator, relating literature to comics as an instrument capable of bringing or reapproximating students to literature classes, to promote dialogue between the arts. The research will be based on authors such as Vera Lúcia Follain de Figueiredo, who discusses the concepts of literature and its adaptation to other media, in addition to Tzvetan Todorov, José Paulo Paes and Rildo Cosson, who bring reflections about teaching literature in schools. In addition to these references, André Dias, Beatriz Feres and Ivo do Rosário, who focus on theory and practice of reading teaching at school, with the collaboration of teachers working in basic education in writing the book. Still as theoretical support, Adalberto Müller and Julia Scamparini are present, who approach the theme of adaptation as different results from the increasingly interconnected artistic languages, in addition to Scott Mc Cloud and Will Eisner, specialists in comics-
Descrição: dc.description106f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectQuadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectHatoum-
Palavras-chave: dc.subjectMoon e Bá-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectEstória em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectHatoum, Milton, 1952- Dois irmãos-
Palavras-chave: dc.subjectMoon, Fábio, 1976--
Palavras-chave: dc.subjectBá, Gabriel, 1976--
Palavras-chave: dc.subjectLiterature-
Palavras-chave: dc.subjectComics-
Palavras-chave: dc.subjectHatoum-
Palavras-chave: dc.subjectMoon and Ba-
Título: dc.titleLiteratura e quadrinhos: diálogos na sala de aula-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.