Formação como escritura: um estudo bakhtiniano com coletivos de professoras “Dinossauro”

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMello, Marisol Barenco Correa de-
Autor(es): dc.contributorLopes, Jader Janer Moreira-
Autor(es): dc.contributorSerodio, Liana Arrais-
Autor(es): dc.contributorChaluh, Laura Noemi-
Autor(es): dc.contributorPrado, Guilherme do Val Toledo-
Autor(es): dc.contributorLopes, Ana Lúcia Adriana Costa e-
Autor(es): dc.creatorMoura, Liliane Corrêa Neves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22939-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756940-
Descrição: dc.descriptionEssa tese, defendida no curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Campo dos Estudos da Linguagem, Cultura e Processos Formativos, com orientação da Profa Dra Marisol Barenco de Mello, foi desenvolvida a partir das discussões no Curso de extensão: “FormAção em diálogo: Pedagogias críticas a partir das práticas” realizado em parceria entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ e a Universidade Federal Fluminense- UFF, bem como nos coletivos de formação dos quais participo e participei. Por coletivo de formação docente compreendo toda organização político-ideológica de professoras e professores que se encontram em espaços oficiais ou não-oficiais que tenha como proposta estudar e discutir as suas próprias práticas, fazer cotejos teóricos e criar possibilidades outras na ação e formação docente, onde o conhecimento seja criação em alteridade e sem hierarquia de saberes. Com aportes da filosofia da linguagem bakhtiniana enuncio esses encontros alargando o gênero dissertativo-argumentativo, criando planos estéticos que possibilitem a equipotência e plenivalência de vozes de todos os que enunciam comigo, para assim afirmar a formação como escritura que transforma o mundo enquanto transforma os seres humanos que a vivem. O texto traz contribuições para os estudos da formação de professores ao apontar os índices que os estudos do Círculo de Bakhtin indicam para o sentido para o que está em formação, como movimento da própria vida humana, aberto, inacabado e em alteridade, deslocando assim as noções de tempo, espaço e valor na imagem de ser humano-
Descrição: dc.descriptionThis thesis, defended in the Doctoral course of the Postgraduate Program in Education at the Fluminense Federal University (UFF), in the Field of Studies in Language, Culture and Formative Processes, under the guidance of professor Dr. Marisol Barenco de Mello, was developed from the discussions in the Extension Course: "Formation in Dialogue: Critical Pedagogies from Practices" held in partnership between the State University of Rio de Janeiro - UERJ and the Fluminense Federal University - UFF, as well as in the training collectives of the which I have been participating. By collective of teacher education I understand any political-ideological organization of teachers who are in official or unofficial spaces that have as a proposal to study and discuss their own practices, make theoretical comparisons and create other possibilities in the action and teacher education, where knowledge is creation in otherness and without hierarchy of knowledge. With contributions from the Bakhtinian philosophy of language, I enunciate these meetings extending the dissertation-argumentative genre, creating aesthetic plans that enable the equipotence and plenivalence of the voices of all those who speak with me, in order to affirm training as a scripture that transforms the world while transforming human beings who live it. The text makes contributions to the studies of teacher education by pointing out the indexes that the studies of the Bakhtin Circle indicate for the meaning of what is in formation, as a movement of human life itself, open, unfinished and in otherness, thus displacing the notions of time, space and value in the image of human being-
Descrição: dc.description215 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectColetivos docentes-
Palavras-chave: dc.subjectFormação como escritura-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos bakhtinianos-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento de professor-
Palavras-chave: dc.subjectOrganização política-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers collectives-
Palavras-chave: dc.subjectEducation as scripture-
Palavras-chave: dc.subjectBakhtinian estudies-
Título: dc.titleFormação como escritura: um estudo bakhtiniano com coletivos de professoras “Dinossauro”-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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