Leitura literária na escola: um estudo sobre práticas de professores da rede municipal de educação de Niterói

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Everardo Paiva de-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Jéssica do Nascimento-
Autor(es): dc.contributorAlves, Bruna Molisani Ferreira-
Autor(es): dc.contributorDaluz, Liliane Balonecker-
Autor(es): dc.creatorLocatelli, Rosane Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22970-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756933-
Descrição: dc.descriptionNo Brasil, a partir dos anos 1960, surgiram várias instituições e programas voltados para a promoção da leitura. Esse movimento intensificou a discussão sobre a literatura infantil e o Estado, que, preocupado com o baixo índice de leitura em nosso país, passou a investir em ações voltadas para o público escolar. No entanto, as políticas públicas relacionadas ao livro e à literatura são recentes em nosso país. Ao refletir sobre a formação do leitor literário na escola, como lugar privilegiado que proporciona o encontro do estudante com o livro, cabe reconhecer o papel fundamental da prática do professor nesta questão. Esta pesquisa examinou as contribuições no campo da literatura e da prática com a leitura literária em sala de aula trazendo para essas discussões Paulo Freire, Antônio Candido, Magda Soares, Patrícia Corsino, Rildo Cosson, Regina Zilberman e TzvetanTodorov entre outros; as ações e políticas públicas nacionais e municipais voltadas para o livro e a leitura de literatura, que tem colaborado na distribuição de acervo para as escolas e oferecido aos professores formação na área; como também explorou a problemática dos saberes docentes conversando com Antônio Nóvoa e Michel Tardif. O objetivo principal dessa pesquisa foi identificar como professores que atuam na educação básica da Rede Municipal de Educação de Niterói constroem o seu trabalho com a leitura literária em sala de aula. Como procedimentos metodológicos, essa pesquisa recorreu à análise documental, como sugerem Menga Ludke e Marli André, de legislações federais/municipais e textos produzidos na Rede Municipal de Educação de Niterói, e foram realizadas entrevistas/conversas semiestruturadas com quatro professores da Educação Básica, sendo dois da educação infantil, um do fundamental 1 e outro atuando no fundamental 1 e 2, optando nessa etapa pelo método autobiográfico trazendo os autores Elizeu Clementino de Souza, Mariana Martins Meireles, Maria Helena Abrahão e Maria da Conceição Passegi para reflexão, buscando destacar a prática desses professores que, ao longo de sua trajetória, foram constituindo saberes e propondo atividades com a literatura em sala de aula. Considerando que existem leis e documentos, tanto federais quanto municipais, que tratam da leitura literária, do livro e das bibliotecas no Município e na Rede Municipal de Educação de Niterói, pudemos confirmar que essas políticas e ações foram descontinuadas ao longo dos anos, provocando perda de espaços de leitura e precariedade de acervo nas escolas. Assim, foi o professor, resistindo, na escola e/ou na sala de aula, acreditando na potência da leitura literária, que deu continuidade a essas políticas públicas, garantindo ao estudante o contato com o livro literário e o direito à literatura-
Descrição: dc.descriptionEn Brasil, a partir de la década de 1960, surgieron varias instituciones y programas destinados a promover la lectura. Este movimiento intensificó la discusión sobre la literatura infantil y el Estado, que, preocupado por el bajo índice de lectura en nuestro país, comenzó a invertir en acciones dirigidas al público escolar. Sin embargo, las políticas públicas relacionadas con el libro y la literatura son recientes en nuestro país. Al reflexionar sobre la formación del lector literario en la escuela, como lugar privilegiado que brinda el encuentro del alumno con el libro, es importante reconocer el papel fundamental de la práctica del docente en esta materia. Esta investigación examinó los aportes en el campo de la literatura y la práctica con la lectura literaria en el aula, trayendo a estas discusiones a Paulo Freire, Antônio Candido, Magda Soares, Patrícia Corsino, Rildo Cosson, Regina Zilberman y TzvetanTodorov, entre otros; acciones y políticas públicas nacionales y municipales dirigidas al libro y la lectura de literatura, que han colaborado en la distribución de colecciones a las escuelas y han brindado formación a los docentes de la zona; así como explorar la problemática de la enseñanza del conocimiento hablando con Antônio Nóvoa y Michel Tardif. El objetivo principal de esta investigación fue identificar cómo los docentes que laboran en educación básica en la Red Municipal de Educación de Niterói construyen su trabajo con la lectura literaria en el aula. Como procedimientos metodológicos, esta investigación recurrió al análisis documental, como sugirieron Menga Ludke y Marli André, de la legislación federal / municipal y de los textos producidos en la Red Municipal de Educación de Niterói, y se realizaron entrevistas / conversaciones semiestructuradas con cuatro docentes de Educación Básica, dos de educación infantil, uno de primaria y otro de primaria 1 y 2, optando en esta etapa por el método autobiográfico trayendo los autores Elizeu Clementino de Souza, Mariana Martins Meireles, Maria Helena Abrahão y Maria da Conceição Passegi para la reflexión, buscando resaltar la práctica de estos docentes que, a lo largo de su trayectoria, han ido construyendo conocimientos y proponiendo actividades con la literatura en el aula. Considerando que existen leyes y documentos, tanto federales como municipales, que se ocupan de la lectura literaria, libros y bibliotecas en el Municipio y en la Red Municipal de Educación de Niterói, pudimos constatar que estas políticas y acciones fueron descontinuadas a lo largo de los años, provocando pérdida de espacios de lectura y precariedad de colecciones en las escuelas. Así, fue el docente, resistiendo, en la escuela y / o en el aula, creyendo en el poder de la lectura literaria, quien continuó con estas políticas públicas, garantizando al alumno el contacto con el libro literario y el derecho a la literatura-
Descrição: dc.description99 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura Literária-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes docentes-
Palavras-chave: dc.subjectRede Municipal de Educação De Niterói-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectEscola municipal (Niterói, RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectLectura literaria-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectEnseñanza del conocimiento-
Palavras-chave: dc.subjectRed Municipal de Educación de Niterói-
Título: dc.titleLeitura literária na escola: um estudo sobre práticas de professores da rede municipal de educação de Niterói-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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