Avaliação do modelo de gestão participativa em um campus escolar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Guido Vaz-
Autor(es): dc.contributorMeiriño, Marcelo Jasmim-
Autor(es): dc.contributorSouza, Antônio Sergio de-
Autor(es): dc.creatorSilva, Nívea Maria Alves da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4325-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756922-
Descrição: dc.descriptionAs transformações administrativas que ocorreram no Brasil nas últimas décadas tornaram o Estado mais acessível ao cidadão, promovendo, na gestão educacional, práticas de participação e exercício da autonomia. Este estudo de caso tem como objetivo analisar a adequação do modelo de gestão implantado no campus pesquisado aos princípios e critérios de uma gestão participativa. Para tanto, foi feita a revisão da literatura sobre o tema, extraindo os principais critérios discutidos na atualidade, os quais serviram de base para a construção dos instrumentos de pesquisa. A aplicação das entrevistas e questionários foi feita na equipe gestora e em uma parcela representativa da comunidade escolar, respectivamente. A análise dos dados utilizou análise de conteúdo para as entrevistas e construção de tabelas para os questionários. Desta forma, analisando comparativamente os resultados, concluiu-se que a gestão pesquisada ainda está em construção, contendo algumas características de um modelo participativo.-
Descrição: dc.descriptionThe administrative changes that occurred in Brazil in recent decades have made the state more accessible to citizens by promoting in educational management, participation and exercise of autonomy practices. This case study aims to analyze the appropriateness of the management model implemented on campus researched the principles and criteria of participatory management. Therefore, the review of the literature on the subject was done by extracting the main criteria discussed nowadays, which served as the basis for the construction of the research instruments. The application of interviews and questionnaires was made in the management team and a significant portion of the school community, respectively. Data analysis used content analysis for interviews and build tables to the questionnaires. Thus, comparatively analyzing the results, it was concluded that the studied management is still under construction, having some characteristics of a participatory model.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGestão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectGestão participativa-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração escolar-
Palavras-chave: dc.subjectGestão participativa-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação-
Palavras-chave: dc.subjectSchool management-
Palavras-chave: dc.subjectParticipative management-
Palavras-chave: dc.subjectParticipation-
Título: dc.titleAvaliação do modelo de gestão participativa em um campus escolar-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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