Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colinvaux, Dominique | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4781815J3 | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Maria Cristina do Amaral | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:45:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:45:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18042 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756916 | - |
Descrição: dc.description | This study aims at understanding students learning of a biological topic, namely how life is generated , when teaching is based on a sequence of laboratories activities carried out in the context of 7th year of primary school science lessons. To reach this goal, we planned a teaching intervention modeled on scientific inquiry: a sequence of laboratory activities was planned to provide students with data and empirical evidences so that they could develop their own arguments to explain the generation of life. The intervention was focused on understanding how does the fungus appear on tomatoes and also culture environment on Petri dishes. Throughout the process, students were asked to clarify their previous conceptions, formulate hypotheses, plan and carry out experiments in order to test their hypotheses and, finally, discuss and examine the results obtained. From the methodological point of view, the study made use of a set of data collecting instruments questionnaires, audio-recordings, and writing of texts by the students. Answers show that the teaching intervention not only promotes learning of the biological topic considered in this study but also provides understanding of the processes of scientific inquiry | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo visa contribuir para a compreensão da aprendizagem do tema biológico: geração dos seres vivos, realizada com base em atividades de laboratório em aulas de Ciências da 7a série do Ensino Fundamental. Para alcançar esse objetivo, planejamos uma intervenção didática nos moldes de uma investigação científica. Realizamos uma seqüência de atividades de laboratório no sentido de fornecer dados e evidências empíricas para que os alunos construírem seus argumentos a cerca de problemas da geração da vida. Nessa intervenção didática, o objetivo geral era compreender como surgem os fungos em tomates e em meios de cultura sobre placas de Petri. Ao longo do processo, os alunos deviam esclarecer suas concepções prévias, formular hipóteses e montar experimentos para testá-las e, finalmente, discutir e examinar os resultados obtidos. Do ponto de vista metodológico, o estudo fez uso de vários instrumentos - questionários, audiogravações e textos dos alunos visando obter dados junto aos alunos. Os resultados mo stram que a intervenção didática, tal como realizada, contribuiu não só para a aprendizagem do tema geração da vida, mas também para a compreensão dos processos da ciência envolvidos numa investigação científica | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vida (Biologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Atividade experimental e o estudo da geração da vida em aulas de ciências: uma contribuição para essa discussão | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: