RECONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E VIVÊNCIAS: estudantes migrantes na UFF Campos/RJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTAVARES, E.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6168350093889354-
Autor(es): dc.contributorALMEIDA, G. M. R.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1603247215361238-
Autor(es): dc.contributorTavares, Jéssica Monteiro Da Silva-
Autor(es): dc.creatorSilva, Carlos Bruno Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30006-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756912-
Descrição: dc.descriptionEste estudo aborda o fenômeno da mobilidade estudantil no Brasil, com foco na migração de estudantes para outros estados em busca de educação superior. Está relacionado a um projeto de pesquisa que buscou investigar esse fenômeno aprofundado no país após várias políticas educacionais de caráter territorial que foram implementadas, focando no município de Campos dos Goytacazes/RJ. A migração aqui é explorada como um tema amplo, abrangendo vários aspectos sociais, culturais, políticos, emocionais e subjetivos, desafiando a identidade dos estudantes migrantes, onde a adaptação e reconfiguração de si em territórios desconhecidos são descritos como um processo complexo. O estudo tem como objetivo analisar questões relacionadas às experiências, vivências e aos desafios enfrentados pelos estudantes migrantes. A metodologia inclui uma narrativa de minha trajetória e análises a partir de entrevistas semiestruturadas com estudantes migrantes da UFF em Campos dos Goytacazes, à luz de uma contextualização das mudanças no ensino superior no Brasil nos anos 2000 e de abordagens sobre migração associando-a à inserção universitária.-
Descrição: dc.descriptionThis study addresses the phenomenon of student mobility in Brazil, focusing on the migration of students to other states in search of higher education. It is related to a research project that sought to investigate this phenomenon in depth in the country after several educational policies of a territorial nature that were implemented, focusing on the municipality of Campos dos Goytacazes/RJ. Migration is explored here as a broad theme, encompassing various social, cultural, political, emotional and subjective aspects, challenging the identity of migrant students, where the adaptation and reconfiguration of oneself in unknown territories is described as a complex process. The study aims to analyze issues related to the experiences, experiences and challenges faced by migrant students. The methodology includes a narrative of my trajectory and analyzes based on semi-structured interviews with migrant students from UFF in Campos dos Goytacazes, in the light of a contextualization of changes in higher education in Brazil in the 2000s and approaches on migration associating it with insertion university.-
Descrição: dc.description40-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMigração. Universidade. Identidade. Pertencimento-
Palavras-chave: dc.subjectMigrations. University. Identity. Belonging-
Título: dc.titleRECONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E VIVÊNCIAS: estudantes migrantes na UFF Campos/RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.