O uso da sequência de ensino investigativo para trabalhar a tabela periódica dos elementos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Andréa Aparecida Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorSilva, Rafael Ferreira da-
Autor(es): dc.contributorAmado, Beatriz Crittelli-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Isabela Conceição-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:45:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:45:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22423-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/756910-
Descrição: dc.descriptionNo ensino médio, além do grau de avanço das matérias convencionais, matemática e português, por exemplo, surge novas disciplinas, sendo a química uma dessas, ou seja, algo completamente diferente do que era visto em ciências no ensino fundamental. A química é uma matéria fundamental no cotidiano das pessoas, como tal, o seu ensino proporciona noções sobre substâncias e compostos químicos benéficos e nocivos à saúde. Mas há um entrave no que diz respeito ao ato de ensinar e aprender, existe uma grande dificuldade em desenvolvê-la bem e de forma completa, possibilitando a compreensão plena dos alunos. Justamente por esse fator, aprender sobre a Tabela Periódica é algo complicado, uma vez trabalhados diversos assuntos ao mesmo tempo, como famílias, períodos, número atómico, entre outros, então mostra-se necessário haver um aprimoramento por parte dos professores em encontrar formas de trabalhar, de maneira mais clara, os elementos químicos com seus alunos, usando meios alcançáveis/intermediários ao conhecimento prévio deles. Assim, é primordial se valer de mecanismos que ajudem no processo de ensino-aprendizagem e na melhor compreensão dos conceitos científicos. A Tabela Periódica dos Elementos e sua utilização são, por vezes, estudados de forma mecanizada, não ocorrendo de fato uma aprendizagem eficaz sobre o que é, onde os elementos são encontrados e a importância deles na vida cotidiana dos alunos. Este trabalho se baseou na Sequência de Ensino Investigativa (SEI) e na relação sócio-interacionista, de Lev Vygotsky, e trazendo a proposta do uso da Tabela Periódica dos Elementos com a finalidade de buscar um ensino da Química mais eficiente e dinâmico. Infelizmente, no entanto, por conta da pandemia mundial (do novo corona vírus) não foi possível aplicar esta proposta, no entanto ela está exposta neste documento e faz-se considerações para melhor aproveitamento da sequência por parte dos docentes.-
Descrição: dc.descriptionIn high school, in addition to the degree of advancement in conventional subjects, mathematics and Portuguese, for example, new subjects emerge, with chemistry being one of them, that is, something completely different from what was seen in science in elementary school. Chemistry is a fundamental matter in people's daily lives, as such, its teaching provides notions about substances and chemical compounds that are beneficial and harmful to health. But there is an obstacle with regard to the act of teaching and learning, there is a great difficulty in developing it well and in a complete way, allowing full understanding of the students. Precisely because of this factor, learning about the Periodic Table is complicated, since several subjects are worked on at the same time, such as families, periods, atomic number, among others, so it is necessary to have an improvement on the part of teachers in finding ways to work, more clearly, the chemical elements with their students, using achievable / intermediate means to their prior knowledge. Thus, it is essential to use mechanisms that help in the teaching-learning process and in a better understanding of scientific concepts. The Periodic Table of the Elements and their use are sometimes studied in a mechanized way, with no effective learning actually taking place about what it is, where the elements are found and their importance in students' daily lives. This work was based on the Investigative Teaching Sequence (SEI) and Lev Vygotsky's socio-interactionist relationship, and proposing the use of the Periodic Table of the Elements in order to seek a more efficient and dynamic teaching of Chemistry. Unfortunately, however, due to the worldwide pandemic (the new corona virus) it was not possible to apply this proposal, however it is exposed in this document and considerations are made for better use of the sequence by the teachers.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSequência de ensino investigativo-
Palavras-chave: dc.subjectTabela periódica-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectTabela periódica (Química)-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigative teaching sequence-
Palavras-chave: dc.subjectPeriodic table-
Palavras-chave: dc.subjectDaily-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Título: dc.titleO uso da sequência de ensino investigativo para trabalhar a tabela periódica dos elementos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.